Daily News – Acomodação

Os ativos de risco estão abrindo com viés de leve realização de lucros, após mais uma semana positiva para os mercados em geral. Movimentos de acomodação são plenamente normais e esperados mesmo em momentos de otimismo do mercado.

 

Seguimos vivendo uma dicotomia entre um curto-prazo de notícias ainda desafiadoras em relação a pandemia, porém com perspectivas mais esperançosas em torna da vacina. Há um acumulo de notícias de que a Europa e os EUA poderão dar início ao processo de vacinação já no começo de dezembro (vide aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1333163123700850700?s=20).

 

Na Europa, alguns países já se programam para afrouxar as medidas de prevenção, distanciamento e “lockdown” adotadas há alguns dias. O processo de retomada será lento e gradual, mas há indícios de arrefecimento da pandemia em alguns países da região.

 

Nos EUA, a situação ainda preocupa e alguns desafios rondam o país, na ausência de medidas mais duras e generalizadas de contenção do vírus:



 

No Brasil, as notícias são ainda pouco precisas e conclusivas, mas existem sinais de preocupação com a aceleração da pandemia e do ciclo de contágio. Não podemos descartar medidas mais duras de contenção e prevenção nos próximas dias/semanas em alguns dos principais centros econômicos do país.

 

Em relação as eleições municipais, o segundo turno, realizado ontem, confirmou o que já havíamos visto no primeiro turno. A sociedade caminhou ao centro, deixando os extremos de lado e promovendo a “velha políticas” (sem cunho pejorativo aqui).

 

Interessante observar que a esquerda, representada pelo PT, ficou ausente das capitais pela primeira vez desde a redemocratização.

 

Na China, os PMI´s de novembro apresentaram alta superior as expectativas e com uma abertura qualitativa positiva. O número confirma o bom momento da economia e um cenário construtivo de recuperação:

 





Sigo construtivo com o cenário para este final de ano, mas pondero que a posição técnica e os valuations de algumas classes de ativos merecem atenção. Por isso, gosto de alocações mais “nichadas” e em temas mais específicos, como a “rotação” de portfólio (vide aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1333159851594313729?s=20).

 

Já vejo com bons olhos a estruturação de algumas proteções, focadas nos vencimentos para março do ano que vem, nos atuais níveis de preço e de volatilidade do mercado. Prefiro isso, a reduzir significativamente alocações, neste momento.

 

A título de curiosidade e mostrando a enorme busca por ativos ao redor do mundo, as taxas de juros dos papéis de Portugal de 10 anos chegaram ao patamar próximo de zero, algo inimaginável até poucos meses atrás:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?