Daily News – Consolidação.

Os ativos de risco tiveram uma quarta-feira de realização de lucros e estão apresentando viés negativo essa manhã. O S&P falhou, uma vez mais, em romper seu “pico” histórico na faixa de 3.600-3.650 pontos, mostrando alguma dificuldade em superar um valuation esticado, uma posição técnica menos saudável e uma pandemia que ainda assola os EUA.

 

Vejam como a atividade econômica global mostrou forte desaceleração em grande parte do mundo, devido a “segunda onda” da pandemia:



Após um período de forte desempenho, é natural alguma consolidação ou realização de lucros. Veja o índice de bolsa dos países emergentes:



Ontem falei um pouco sobre posição técnica e valuations como pontos de atenção, a despeito de estar ainda construtivo com o cenário prospectivo (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/11/daily-news-cenarios-construtivo-com.html)

 

No Brasil, alguma atenção deve ser dada a “segunda onda” da pandemia. As notícias em relação a São Paulo são pouco animadores e precisam ser monitoradas. Em especial, caso o governo opte por estender por mais tempo a rede de proteção social com mais gastos públicos, isso pode ter um impacto não desprezível nos juros longos e no câmbio.

 

Este é um assunto é problema para o longo-prazo, não o curto-prazo, mas vejam o crescimento exponencial do endividamento global. Esta é uma experiência única, que costuma trazer efeitos colaterais grandes, como inflação, a longo-prazo:



Continuo com uma tese de rotação de portfólio para ativos de “valor” e “cíclicos”, em detrimento a “’crescimento” e “tech”. Acredito que estes dois últimos continuarão a ser temas seculares e com excelentes empresas/ações, mas muito me parece já precificado:



Entendo que os próximos 2-3 meses ainda serão desafiadores para “ciclos” e “valor” devido a pandemia, mas vejo um ambiente mais propício a partir do segundo trimestre de 2021 para estes setores.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?