Daily News – Risk-On!

Os ativos de risco estão apresentando bom desempenho ao redor do mundo. Vemos, bolsas e commodities em alta, dólar fraco e bom desempenho dos ativos emergentes.

 

Me parece, pela sinalização do mercado, que a seguinte leitura de está prevalecendo:

 

A despeito da plataforma econômica de Biden, a maioria Republicana no Congresso irá evitar medidas mais drásticas. Passadas as eleições, abre-se espaço para novos pacotes fiscais e a atuação dos bancos centrais. A despeito dos desafios da pandemia, já sabemos como preveni-la e temos protocolos mais robustos de atuação para tratamento. Uma vacina ainda é esperada para os próximos meses.

 

Mesmo com os meus receios de longo-prazo em relação a um congresso dividido nos EUA, a sinalização do mercado nas últimas 48 horas mostra um quadro técnico saudável, em um período que sazonalmente é conhecido por ser mais positivo para os ativos de risco.

 

Isso é, o mercado parece ter reduzido exposição para o evento “binário” (?) das eleições e agora “correr” para recompor posições.

 

Assim, parece que teremos um curto-prazo mais construtivo. Continuo vendo algumas “bandas” sendo respeitadas no curto-prazo em alguns ativos específicos (S&P entre 3.200 e 3.600, podendo buscar os 3.700?), mas com algum viés mais positivo de médio e longo-prazo uma vez superados os obstáculos da pandemia.

 

O cenário reforça minha visão de que teremos anos de maior volatilidade econômica e, consequentemente, maior volatilidade estrutural dos mercados. Este ambiente favorece a gestão mais ativa e os bons gestores em cada uma de suas classes.

 

Essa manhã, destaque para a surpresa positiva do BoE, no Reino Unido, anunciando medidas adicionais de suporte a economia da região.

 

No Brasil, nos atuais níveis de preço e após uma rodada de resultados corporativos no geral positiva, o valuation parece mais saudável:

 







*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?