Daily News – Eleição e Pandemia.

Neste momento, no começo da manhã, Biden assume a liderança na contagem de votos da Georgia, ficando muito perto de ser confirmado o novo presidente dos EUA.

 

Na noite de ontem, Trump fez um discurso duro e muito criticado pela mídia e pela sociedade, acusando o processo eleitoral de fraude e sinalizando que irá utilizar todos os meios jurídicos para impedir a continuidade deste processo/transição, caso de fato perca as eleições:



Tomando o S&P500 como base, os mercados falharam – por ora – em “romper” suas bandas recentes para cima. No caso do S&P, o 3.500 se mostrou a primeira resistência para a continuidade de recuperação dos ativos de risco.

 

A pandemia segue desafiadora na Europa, com o aumento exponencial do número de casos e várias regiões e novas medidas de restrição sendo anunciadas. O cenário é parecido nos EUA, mas as medidas de restrição ainda são mais localizadas.

 

Os sinais de desaceleração da atividade econômica, advindas de indicadores de alta frequência d “big data” são evidentes e preocupantes, em especial nos países desenvolvidos mais atingidos pela “segunda onda” da pandemia:









No Brasil, ontem, a produção industrial mostrou nova rodada de recuperação, confirmando o bom momento da economia, a despeito dos desafios da pandemia, em uma clara recuperação e forma de “V”:





Nos EUA, o Fed manteve sua política monetária estável. A Banco Central Americano continuo sinalizando que o poder da política monetária está cada vez mais limitado e o impulso fiscal é fundamental para dar sustentação a recuperação.

 

Será essa nova composição de Washington suficiente para permitir esse apoio indispensável no curto-prazo?

 

Em suma, os “ranges” ou “bandas” recentes estão sendo respeitados e ainda não houve um rompimento “para cima” (ou positivo) como pareceu que haveria ao longo do dia de ontem. Os desafios continuam concentrados na pandemia, no ritmo da recuperação econômica e na nova composição política dos EUA.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?