Daily News – A Grande Rotação

O grande destaque da segunda-feira ficou por conta da divulgação preliminar dos resultados da terceira fase dos testes de uma das vacinas mais promissoras para combater a pandemia. Segundo os dados que foram divulgados até o momento, a vacina em desenvolvimento seria bastante eficaz. Um resultado final ainda é esperado até o final deste mês.

 

Existem uma série de obstáculos ainda há serem superados, como a produção em massa, o armazenamento e o transporte da vacina que, de acordo com fontes, precisa ser mantida em temperaturas extremamente baixas para conservação.

 

Além disso, ainda há questionamentos em torno dos resultados até aqui divulgados, devido ao baixo número de amostras para que o teste seja estatisticamente e cientificamente significante.

 

De qualquer forma, a notícias é bastante positiva e mostra que a sociedade médica-científica está no caminho certo e uma vacina pode ser esperada para o começo do ano que vem.

 

O que vimos ontem foi uma forte recuperação dos ativos de risco. Todavia, o grande destaque ficou por conta da rotação entre as classes de ativos, os setores econômicos e as ações. O que vimos foi uma busca pelos setores mais afetados pela pandemia e pelos “lockdowns” em detrimento aos setores que vinham “brilhando” no atual ambiente, como o setor de tecnologia.

 

Foi uma clara busca por “valor” e cíclicos em detrimento a “crescimento” e tech:


Caso seja confirmada as perspectivas para a vacina, vejo amplo espaço para a continuidade destes movimentos nos próximos meses.

 

No curto-prazo, o ambiente para a pandemia continuará negativo e com um fluxo de notícias desafiador. A pandemia segue afetando profundamente a Europa e os EUA:





Todavia, o mercado parece disposto a “olhar por cima” de um curto-prazo mais desafiador, após meses de setembro e outubro negativos, caso tenha a visibilidade de uma recuperação mais a frente.

 

Na Itália, a produção industrial de setembro apresentou queda de 5,6%, muito acima das expectativas, já refletindo os efeitos das medidas recentes de prevenção à pandemia:


Na Inglaterra, os dados de emprego mostraram mais um mês de deterioração:



O Brasil segue passageiro de toda esta situação. Ainda corremos o risco de uma nova onda da pandemia e, passada as eleições municipais, a agenda fiscal precisa entrar novamente no foco do governo e do congresso.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?