Daily News – O Dia D!

Após uma segunda-feira de recuperação, os ativos de risco estão abrindo o dia, novamente, em tom positivo.

 

Como comentei em breve atualização no domingo a noite:

 

Continuo vendo muita incerteza no cenário de curto-prazo e não descarto movimento negativos mais acentuados. Contudo, os movimentos recentes, em vários mercados, já precificam parte desta incerteza. Como será sempre difícil acertar os pontos de inflexão do mercado, gosto de começar a recompor posições em ativos que estava abaixo da média, como a bolsa dos EUA.

 

Ao mesmo tempo, gosto de manter proteções para riscos de cauda, caso o cenário acabe transcorrendo de maneira mais negativa do que o que imagino no curto-prazo.

 

Acredito que continuaremos a viver em um ambiente de mais volatilidade do que o período entre 2009 e 2019. Isso demanda uma postura mais proativa e, muitas vezes, mais tática e atuante.

 

Eleição Americana – Já temos quase 100 milhões de votos, cerca de 70% de todos os votos das últimas eleições. As pesquisas nacionais continuam apontando Biden como amplo favorito. Contudo, algumas pesquisas locais mostram uma melhora na “derivada” para Trump. Além disso, a corrida pela Senado parece mais apertada do que o imaginado anteriormente.

 

Será fundamental para o cenário a composição entre a presidência e o congresso. Isso será determinando para a direção dos mercados.

 

Pandemia – Além de Alemanha e França, o Reino Unido anunciou um “lockdown” mais agressivo no final de semana. Países menores da Europa, como a Áustria, por exemplo, também estão sendo obrigados a adotar postura mais apertada para conter o avanço do vírus.

 

Não podemos descartar medidas de prevenção mais duras nos EUA nas próximas semanas.

 

Sigo esperando um curto-prazo mais negativo. Contudo, uma vez o ciclo de infecção sendo controlado, e com o devido suporte fiscal e monetário, o mundo poderá se recuperar ao longo de 2021. O desenvolvimento da vacina também é um vetor de suporte de longo-prazo.

 

Veja como o “lockdown” na região já começa a mostrar efeito:





 

China – Os PMI´s de outubro ficaram acima das expectativas, confirmando um quadro de continuidade da recuperação. A Ásia tem sido a região que melhor conseguiu endereçar a pandemia. Acredito que um misto de cultura, tecnologia e organização estão sendo fundamentais para este cenário mais construtivo do que o resto do mundo.

 

Com um pano de fundo mais construtivo, a bolsa do país segundo o índice MSCI China, acaba de atingir seu maior patamar em quase 25 anos:



Bolsa Americana – Ontem fiz um breve comentário sobre a perspectiva para a bolsa dos EUA nos próximos meses/anos, aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_bolsas-se-voc%C3%AA-estava-alocado-no-%C3%ADndice-activity-6729001755255865344-eA5R.

 

TRY – Mais um dia, mais uma rodada de depreciação da Lira na Turquia:




*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Chief Investment Officer (CIO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?