Daily News – Não saindo do lugar.

Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom mais negativo, mas ainda sem sinais de rompimento das “bandas” que estão se tornando o padrão recente. Por ora, seguimos sem tendência definida e em um ambiente de mais volatilidade, porém sem direção clara dos ativos de risco.

 

Na Alemanha, o IFO – um dos indicadores mais importantes de confiança do país – apresentou recuperação. Contudo, continuamos a ver uma dicotomia entre a situação corrente, ainda muito pressionada, e as expectativas futuras, que mostram a tão esperada “Recuperação em V”:

 



Na China, após a primeira fase da recuperação, começamos a ver sinais de acomodação no movimento de abertura da economia e melhora do crescimento. Os focos pontuais e localizados da pandemia podem agravar a situação caso não controlados em sua totalidade:

 


Hoje pela manhã, temos novos ruídos envolvendo uma nova fase da guerra comercial promovida por Trump. Esta pode ser uma plataforma eleitoral – negativa para os mercados – em busca de ascensão nas pesquisas:

 


Falando em eleição nos EUA, um risco eu tenho apontado nos últimos dias, Trump continua a ver as intenções de voto caírem nas mais recentes pesquisas:

 

BIDEN LEADS TRUMP 50%-36% IN NATIONAL NYT/SIENA COLLEGE POLL

 

No Brasil, há sinais (ou novas esperanças) de que a agenda de reformas ganhe tração. Primeiro, com o marco do saneamento básico. Depois, com o avanço da Reforma Tributária.

 

Além disso, houve o anúncio de novas medidas por parte do BCB para que o crédito seja “desempossado” para a pequena e média empresa.

 

Seguimos em um ambiente em que os riscos estão se acumulando, em um momento em que os mercados precificam uma recuperação mais robusta do crescimento. Há também avanços positivos na pauta, mas que me parecem bem precificados pelos ativos de risco.

 

Continuo não vendo motivos nem para movimentos adicionais de alta, nem para movimentos bruscos de correção, como aqueles vistos em março. É natural supor que algum desses dois cenários venha a ocorrer nas próximos semanas, mas irão depender do que teremos de informações nos próximos dias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.