Daily News – Deterioração Técnica.

Estamos iniciando mais um começo de semana em tom positivo para os ativos de risco. Espero que gostem do novo layout do blog, um pouco mais leve, com uma cara um pouco mais profissional e com link direcionando a outros fóruns com materiais atualizados sobre cenário e mercados.


No final de semana, em nosso podcast, falei mais a fundo do cenário econômico, qual deve ser o formato da recuperação e a dicotomia entre economia e mercados, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/06/podcast-qual-sera-o-formato-da.html.


Na semana passada, iniciamos novamente a busca por proteções, ou “hedges”, ou “seguros” para os portfólios. Não que estejamos mais negativos, mas sempre precisamos olhar os retornos potenciais em relação aos riscos do cenário e ao que já está precificado no preço dos ativos. Vamos um pouco mais a fundo, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/06/nova-alocacao-protecoes-de-ibovespa.html.

 

Além disso, demos um alerta sobre a importância de diversificação de portfólio globalmente, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/06/dolar_6.html.

 

Na ausência de mudanças substanciais de cenário, vamos a algumas notícias de curto-prazo.

 

Na China, as importações apresentaram queda superior as expectativas e na ordem de -16% YoY. O número mostra uma economia ainda bastante fragilizada, com uma demanda interna fraca.

 

Entendo que a cadeia global de suprimentos esteja afetada pela pandemia, mas a China e a Ásia já estão em processo de reabertura há algumas semanas. A fraqueza do número de hoje coloca alguma luz amarela na velocidade e magnitude da recuperação econômica do país após a crise:

 





Na Alemanha, a produção industrial de abril cai quase 18% YoY. Este deve marcar o ápice da crise econômica do país. Era um número esperado e que o mercado deve olhar por cima dele. Destaque negativa para a queda de quase 80% YoY no setor automotivo, importante nicho de mercado do país:

 


Olhando a frente, vemos uma economia alemã mais bem posicionada e preparada para um processo gradual e bem conduzido de reabertura.

 

Gostaria de dar alguma atenção para a piora da posição técnica do mercado. Vemos um aumento de liquidez com o mercado em níveis já elevados; uma forte demanda por “Calls” (opções de compra); baixa demanda por “Puts” (opções de venda); aumento da exposição dos Hedge Funds na ponta comprada; redução da exposição em posições vendidas; e assim por diante.

 

Todos esses são sinais que precisam ser monitorados. Não necessariamente eles devem levar a alguma correção, mas mostram uma piora na posição técnica do mercado, o que é um ponto de atenção.






Aqui fica evidente a enorme divergência entre os setores da economia e os nichos de mercado em relação a seu desempenho na bolsa. Este gráfico exemplifica bem minha tese de que está recuperação será desigual e heterogênea, o que favorece bons “stock pickers”, gestores “ativos” e de “valor:

 

Aqui está uma “fotografia” dos PMI´s globais. Espera-se uma recuperação dos dados econômicos nos próximos meses:

 

Por fim, para quem ainda não acredita que o suporte dos bancos centrais (BC) está ajudando a dar sustentação aos mercados, vejam o tamanho do balanço dos 4 principais BC´s do mundo:

 

No curto-prazo, isso ajuda a dar suporte ao humor global a risco. Quais serão as consequências de longo-prazo nós ainda não sabemos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?