Daily News – Uma recessão à vista?

Os ativos de risco estão, desde a tarde de ontem, apresentando movimentos clássicos de aversão a risco, com queda da bolsa, commodities e cryptos, além de alta do dólar e forte fechamento de taxa de juros.

 

Ontem, pela primeira vez em alguns meses, os mercados reagiram de maneira mais racional – na minha visão – a divulgação de dados de crescimento mais fracos nos EUA. As vendas no varejo e a produção industrial, ambas “hard datas”, mostram uma economia com evidente perda de momento:

 


No comentário de ontem, eu já havia alertado para a diferença do “hard data” e do “soft data” (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2023/01/daily-news-sinais-ou-ruido.html). Há um acumulo de sinais cada vez mais evidentes de desaceleração da economia dos EUA que não me parece adequadamente precificado no mercado:

 


Após a divulgação dos números de ontem, comentei mais a fundo sobre a minha visão e posicionamento, aqui:  https://twitter.com/DanKawa2/status/1615729844238655488?s=20&t=Vyg4aE7dWsx4d2kp-vpZ5Q.

 

No Brasil, Lula foi eleito com uma plataforma de tentar pacificar e unir o país. Suas falas ontem, primeiro confrontando “Ricos” contra “Pobres” e depois alimentado um crítica ao trabalho de um Banco Central independente, em nada irão ajudar na estabilização da sociedade e da economia do país.

 

Os ativos locais, nas últimas semanas, vem sendo ajudados por um pano de fundo internacional mais construtivo, em especial, na China. Caso vejamos uma piora no ambiente internacional, em meio a u governo que ainda parece em campanha eleitoral, poderemos ver uma piora desprezível da dinâmica dos ativos brasileiros.

 

O Caso Americanas ainda é um risco ao cenário local. Há rumores de que alguns bancos possam ter sido exageradamente afetados pelo evento, o que pode levar a um aperto adicional das condições financeiras do país.

 

No mercado de crédito local, ontem vimos uma leve melhora na liquidez do secundário, porém muito abaixo da média do ano passado. Já há sinais de alguma abertura de spreads em relação as marcações da ANBIMA. Estamos acompanhando no detalhe a possibilidade de resgates de fundos mais líquidos e seus impactos no mercado.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?