Daily News – Brasil: Caminhando rapidamente ao fundo do poço. Será que teremos um alçapão?

A manhã está sendo de recuperação dos ativos de risco com bolsas em alta, dólar fraco, commodities subindo e fechamento de taxa de juros no mundo desenvolvido. Destaque negativo de ontem para a forte queda no preço do Petróleo, que continua a ser uma grande surpresa para um consenso de mercado que espera preços mais elevados da commodity.

 

Destaque positivo de hoje para o bom desempenho dos mercados na China, na expectativa de que o pós Covid apresentará uma normalização mais estrutural da economia. Olhando nível de preços, posição técnica e perspectiva de recuperação, gosto de posições focadas ou sensíveis ao consumo interno da China.

 

Na agenda do dia, destaque para o ADP Employment, principal indicador antecedente para o Payroll (emprego) nos EUA. Dada a importância do emprego para a política monetária, o número pode determinar a dinâmica de curto-prazo do mercado.

 

No Brasil, a terça-feira foi novamente de forte pressão nos ativos locais. Além dos sinais que já haviam sido comentados ontem (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2023/01/daily-news-brasil-qual-o-teu-negocio.html), tivemos novas declarações em relação a revogação ou alteração na Reforma Trabalhista e na Reforma da Previdências.

 

Ambas as Reformas trouxeram enorme eficiência e ajustes para a economia do país. Sua eventual revogação ou alterações substanciais serão vistas como extremamente negativas para o quadro estrutural local.

 

Em meio as incertezas políticas, o país ainda precisa lidar com evidentes sinais de desaceleração econômica, que comentei em imagens aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1610378933622407168?s=20&t=BbzS_yMGmeZ1Trd6sES5kw.

 

Continuo com viés negativo para o Brasil. Dado nível de valuation e posição técnica, “relief rallies” irão ocorrer ao longo do tempo. Uma mudança mais estrutural de tendência, contudo, irá demandar alterações mais profundas do pano de fundo local, conforme escrevi aqui: https://einvestidor.estadao.com.br/colunas/dan-kawa/investimentos-2023-ativos-mercado-financeiro-brasil/.

 

 Voltando aos EUA, as ações cíclicas passaram a mostrar desempenho relativo mais negativo do que as ações defensivas, o que aponta para um mercado que começa a precificar uma recessão no país. Tudo indica que essa tendência pode continuar:

 


O inverno menos rigoroso na Europa está ajudando a forte queda dos preços de energia. Isso já fica evidente no recuo da inflação na região. Contudo, a despeito da queda do “número cheio”, os núcleos de inflação seguem altos e subindo, o que irá manter o ECB em estado de alerta:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?