Daily News – Brasil: Porque o Otimismo?

Os ativos de risco estão operando com viés positivo, após Powell, presidente do Fed, não dar declarações sobre política monetária em seu discurso de ontem. Na agenda da semana, o foco internacional agora migra para a divulgação do núcleo na inflação, na quinta-feira.

 

Como escrevi neste fórum nos últimos dias: Após os dados de emprego e do ISM Serviços, o mercado irá girar entre o otimismo do “Pouso Suave” e o receio da “Recessão”. Por ora, na ausência de novidades relevantes, o otimismo do “Pouso Suave” me parece que irá dominar a dinâmica, dado a posição técnica favorável.

 

No Brasil, a despeito de um número de inflação (IPCA) preocupante divulgado ontem, os ativos locais apresentaram forte apreciação. Alguns pontos podem justificar este movimento mais positivo:

 

1 – Posição técnica saudável

2 – Expectativa de um pacote fiscal mais robusto

3 – Desempenho relativo do Brasil em relação ao resto do mundo tinha piorado e o movimento de ontem serviu para ajustar parte desta “under” performance.

 

Em relação ao item (2) o anúncio do pacote fiscal será fundamental. Há rumores que de a desoneração de combustíveis possa ser revista, o que seria visto positivamente pelo mercado. No Brasil, este pacote de ajuste irá determinar a dinâmica de curto-prazo dos ativos locais.

 

A segurança no país será reforçada após informações de que novos atos de vandalismo possam ocorrer nos próximos dias.

 

Os ativos no Brasil estão baratos, mas precisam de algum “trigger” para que sua dinâmica mude. Um pacote fiscal crível e robusto poderia ser um vetor de sustentação neste sentido:

 


Escrevi a fundo o que poderia mudar a dinâmica dos ativos locais, aqui: https://einvestidor.estadao.com.br/colunas/dan-kawa/investimentos-2023-ativos-mercado-financeiro-brasil/.

 

No cenário internacional, as exportações dos primeiros 10 dias na Coréia do Sul confirmaram um cenário de fragilidade do crescimento global:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?