Daily News – Ano Novo, Problemas Velhos – Parte II

Em um dia de feriado nos EUA e na Inglaterra, o ano começa ainda em marcha lenta, sem grandes movimentações de mercado.

 

Hoje iniciamos um novo ano, mas o cenário econômico e para os mercados oferecem os mesmos desafios do ano antigo. Ontem escrevi um pouco sobre isso: https://mercadosglobais.blogspot.com/2023/01/ano-novo-problemas-velhos.html.

 

Em artigo na semana passada analisei mais profundamente o que poderá mudar a dinâmica dos ativos locais de maneira mais estrutural: https://einvestidor.estadao.com.br/colunas/dan-kawa/investimentos-2023-ativos-mercado-financeiro-brasil/.

 

Na Coreia do Sul as exportações de dezembro – vista por muitos com um termômetro importante para a temperatura da economia global – confirmou um cenário de desaceleração do crescimento mundial, com dados fracos e sem sinais consistentes de recuperação:

 




Na China, em meio a pior onda de Covid que o país vivencia, o PMI de dezembro apresentou queda adicional:

 


Há uma esperança/expectativa de que passada a onda pandêmica a China possa mostrar uma estabilização mais estrutural de sua economia, aos moldes do que foi visto no mundo Ocidental há 2-3 anos atrás.

 

O risco, neste momento, é que essa recuperação seja mais lenta, gradual e frágil do que o mercado precificou nas últimas semanas.

 

No Brasil, seguimos em um ambiente em que muita coisa negativa foi descontada nos ativos locais, mas sem trigger específico para uma recuperação mais estrutural dos ativos brasileiros. “Relief Rallies” irão ocorrer, pois o valuation é barato e a posição técnica é saudável.

 



*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?