Ano Novo, Problemas Velhos

Hoje iniciamos um novo ano, mas o cenário econômico e para os mercados oferecem os mesmos desafios do ano antigo.

 

Em artigo na semana passada analisei mais profundamente o que poderá mudar a dinâmica dos ativos locais de maneira mais estrutural: https://einvestidor.estadao.com.br/colunas/dan-kawa/investimentos-2023-ativos-mercado-financeiro-brasil/.

 

Os sinais do novo governo eleito, e agora empossado, continuam nos dando certeza de que viveremos um ambiente de gastos públicos maiores, mas com a incerteza de como será feita a recomposição de receitas. Este continua sendo o grande ponto de interrogação e o maior risco para o país.

 

Há evidentes sinais de desaceleração da economia nos últimos meses de 2022. A inflação dá sinais de arrefecimento, com melhoras qualitativas, mas uma mudança de ciclo monetário irá depender essencialmente do caminho fiscal, seu impacto nos ativos locais e no canal de expectativas.

 

No mundo, a China ainda deverá ser um ponto de atenção. A inflação americana parece dar sinais de consolidação, mas qualquer número mensal mais elevado pode trazer à tona novamente os medos de uma nova escalada de preços. O Fed não parece disposto a “entregar os pontos” no combate à inflação tão cedo, especialmente diante de um mercado de trabalho apertado.

 

Em termos de portfólios, iniciamos 2023 com uma melhora substancial de preços, valuations e risco versus retorno em vários ativos de risco ao redor do mundo (e no Brasil). Contudo, o cenário desafiador ainda nos reservará bastante volatilidade e espasmos de pressão negativa.

 

Assim, os portfólios precisam estar ajustados a necessidade de liquidez de cada um e ao horizonte de investimentos em que cada cliente esteja buscando. Sigo focado em um cenário (ou um destino) e longo-prazo, mas preocupado com o caminho até este destino final.

 

A diferença de início de 2022 para início de 2023 é o ajuste na posição técnica, no nível de preços e no nível de taxa de juros ao redor do mundo. Os desafios são um pouco diferentes – a inflação recua, a desaceleração do crescimento avança.

 

Desejo um bom ano a todos, de muitas alegrias, saúde e sucesso!

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?