Daily News – De olho nos resultados e nas Americanas

Os ativos de risco estão operando com leve viés negativo, as duas primeiras semanas do ano mais positivas. Passadas as divulgações dos números de emprego e inflação nos EUA, o foco deverá se voltar aos resultados corporativos trimestrais.

 

Destaque para forte alta de Crypto nos últimos dias. Com os sinais de forte desaceleração global, recuo das taxas de juros no mundo desenvolvido e alta do Ouro, o movimento de Crypto me leva a crer que o ativo é mais um espelho, com alta correlação e beta maior, a ativos dependentes de juros baixos.

 

Continuo vendo o mercado no meio de uma migração da narrativa de “Inflação” para uma potencial narrativa de “Recessão”. Neste meio tempo, está dominando a perspectiva mais positiva de “Pouso Suave”.

 

Esta transição é marcada por bom desempenho dos ativos de risco e queda da volatilidade corrente e implícita dos ativos de risco. Pretendo olhar este período como uma oportunidade de recompor algumas proteções nas carteiras (“hedges”) internacionais:



 

No Brasil, escrevi sobre o potencial contágio do Caso Americanas nos fundos de ações e crédito, aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_americanas-cont%C3%A1gio-com-a-poeira-ainda-activity-7020356700515766272-J0HX?utm_source=share&utm_medium=member_desktop.

 

Com uma dívida estimada em R$40bi e uma recuperação judicial provável, poderemos ver algum impacto negativo dos eventos do final de semana nas ações do setor bancário. Ainda não vejo risco sistêmico deste evento no mercado como um todo, mas efeitos pontuais devem ser sentidos nos próximos dias. O setor bancário deve ser um deles.

 

Há um efeito econômico que precisará ser medido ao passar do tempo. Uma empresa que emprega 40 mil pessoas diretamente, mais outras milhares indiretamente, com centenas de fornecedores de micro e pequenas empresas,  o efeito econômico de uma parada brusca ou desaceleração das atividades poderia ser brutal.

 

Tenho escrito neste fórum sobre minha preocupação com o mercado imobiliário global, especialmente em alguns países desenvolvidos. O gráfico abaixo resume bem os países com maiores risco no mercado bancário a variável imobiliária:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?