Daily News – Brasil: Qual o Teu Negócio?

Na volta do feriado nos EUA, Inglaterra e parte da Ásia, estamos abrindo o dia com alta das bolsas, Dólar forte, fechamento de taxa de juros e commodities relativamente estáveis. A noite foi de poucas novidades ou mudanças de cenário.

 

No Brasil, a segunda-feira foi de forte reação negativa dos mercados locais. Ressalto aqui alguns pontos de atenção:

 

Os últimos eventos no Brasil tiveram viés negativo. Alguns deles:

 

•             Extensão por mais 60 dias dos subsídios aos combustíveis. Ainda há enorme incerteza em como a equalização fiscal será feita após o anúncio de diversos aumentos de despesas. Havia uma esperança de que os impostos poderiam voltar na virada do ano;

•             Nomeação de funcionários de carreira, com currículos consistentes, porém ligados ao PT, para presidência do BB e da Caixa. Existe, agora, uma expectativa de expansão do crédito e maior competição (não se sabe se saudável ou não) aos bancos privados;

•             Discurso duro de Lula em sua posse em relação ao Teto de Gastos e a classe mais alta da população.  Acaba dando a impressão de que medidas populistas podem ser executadas ao longo do tempo. Existe alguns sinais de “rancor” em falas de Lula e membros do Partido;

•             Discurso de alguns novos Ministros, como o de Transportes, falando em revogação do Marco das Ferrovias. Mudanças nas regras para o Saneamento. Isso dá a impressão que no Brasil “até o passado é incerto”, o que pode trazer mais incerteza aos investimentos locais;

•             Retirada do COAF do Banco Central independente para o Ministério da Fazenda, levando ao entendimento de algum afrouxamento na política de combate à corrupção.

 

Em termos de posicionamento, segue válido meus comentários dos últimos dias: No Brasil, seguimos em um ambiente em que muita coisa negativa foi descontada nos ativos locais, mas sem trigger específico para uma recuperação mais estrutural dos ativos brasileiros. “Relief Rallies” irão ocorrer, pois o valuation é barato e a posição técnica é saudável.

 

O fluxo de notícias para o Brasil segue bastante negativo, na minha opinião. Medidas adotadas no passado e que, comprovadamente levaram a um país menos eficiente, continuam sendo ventiladas novamente, como o caso dos investimentos em refinarias por parte da Petro: https://www.reuters.com/business/energy/brazils-petrobras-will-play-leading-role-expand-refineries-says-new-energy-2023-01-02/.

 

Na China, o PMI caiu em dezembro, confirmando o momento de fragilidade da economia. Ainda há expectativa de uma recuperação após esta agressiva onda de Covid que o país combate:



 

Os indicadores de alta frequência, como dados de utilização do metrô, já mostram gradual aumento da mobilidade na China, mesmo diante dos desafios da onda pandêmica atual:

 


A inflação na região mais populosa da Alemanha apresentou forte queda em dezembro. A despeito da melhora dos indicadores de curto-prazo, o ECB mantém um discurso bastante duro em relação ao combate a inflação:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?