Daily News – Inflação nos EUA & a Saga das Americanas

Na agenda do dia teremos o Core CPI (inflação) nos EUA como grande destaque. Acredito que a reação do mercado possa ser binária em relação ao resultado desta divulgação. Um número em linha com o esperado, ou abaixo, deveria manter os ativos de risco em uma dinâmica mais positiva, como vem sendo a regra desde a divulgados dos dados de emprego.

 

Um número acima do esperado, pode acabar interrompendo essa tendência mais positiva de curto-prazo e trazendo à tona, novamente, a precificação de uns juros mais altos, por mais tempo, no país.

 

No Brasil, do lado fiscal, o Ministro da Fazendo deve anunciar medidas de ajuste. Pelos balões de ensaio na mídia, as medidas serão, em grande parte, do lado da receita. Seriam medidas pontuais e não estruturais, em grande parte. Muitos dos valores que estão sendo apresentados, não parecem críveis de serem alcançados.

 

De forma geral, ainda acho que restarão dúvidas em relação aos ajustes estruturais e a sustentabilidade da fiscal do país de longo-prazo.

 

No final da tarde de ontem, a varejista Americanas anunciou um fato relevante em que encontrou R$20bi de inconsistências em seu balanço. A empresa vale cerca de R$11bi e com dívidas relevantes. Os novos CEO e CFO da companhia, que assumiram dia 1 de janeiro, renunciaram.

 

Não entrarei nos detalhes micro, até porque não é a minha praia. Neste momento, restam mais dúvidas do que conclusões. Meu receio é se haverá contágio para o resto do mercado local. Os investidores irão questionar as empresas de auditoria? Outras varejistas podem ter o mesmo problema? O mercado de crédito irá suportar uma marcação de magnitude elevada nos papeis da empresa?

 

Tendo a achar que os impactos de curto-prazo serão negativos, porém contidos e passageiros. Todavia, sem dúvida, adiciona uma pitada de incerteza em um ambiente que já não era animador.

 

As vendas no varejo do Brasil de novembro ficaram abaixo das expectativas, confirmando o que os dados de alta frequência viam apontando, ou seja, para uma desaceleração não desprezível da atividade econômico no apagar das luzes de 2022:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?