Daily News – Sinais ou Ruído?

Os ativos de risco estão operando com leve viés positivo. O banco central do Japão (BoJ) manteve sua política monetária estável esta noite, ao contrário do que alguns previam, o que está ajudando a uma desvalorização do JPY essa manhã.

 

O “soft data” nos EUA, após olhar o ISM Serviços e o Empire Manufacturing divulgado ontem, apontam para uma rápida e acentuada desaceleração da economia, que ainda não parece estar sendo totalmente refletida no “hard data”.

 



A postura do setor corporativo, anunciando um volume não desprezível de demissões, me parece corroborar mais com o “soft data”, me dando a entender que o “hard data” ainda esteja atrasado em relação a real temperatura da economia dos EUA.

 

Com um S&P500 operando na banda de 18x a 20x P/E, me parece que o mercado não esteja preparado para uma eventual desaceleração de maior magnitude do crescimento econômico americano.

 

Entendo que há notícias mais construtivas de curto-prazo que estejam dando suporte ao mercado, mas acredito que os investidores estejam, neste momento, excessivamente lenientes com o que temos visto de sinais de desaceleração:

 


No Brasil, parece que o salário-mínimo não será reajustado acima do previsto. Contudo, há rumores de mudanças nas Leis das Estatais.

 

No Reino Unido, a inflação ficou dentro das expectativas, mas com núcleos elevados e acima do esperado. Não há indicações de alivio mais estrutural que possa fazer com que o BoE baixe sua guarda no combate a inflação:

 


Voltando ao Brasil, os papéis de crédito da Americanas continuam com baixíssima liquidez. Eles voltara a operar em queda, com negociações na faixa de 20% do valor de face (estava marcado na ordem de 25% a 30% no portfólio dos fundos de crédito).

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?