Giro do Final de Semana

By Dan Kawa

 

China – O país negou rumores de que está se preparando para o “início do fim” do Covid Zero. Isso está causando um forte movimento negativo no mercado de moedas na abertura da semana. Este tema é fundamental, como comentei bastante na semana passada, para a direção de curto-prazo de diversos ativos de risco.

 

Ucrânia – Há rumores que o país se prepara para evacuar Kiev, dado o aumento dos ataques russos à infraestrutura da cidade. Este evento mostra que ainda estamos longe do fina do conflito, que é uma enorme barreira para o bom funcionamento da economia global.

 

Brasil – Ainda sem definição e muita especulação sobre o que será da agenda econômica do governo Lula: https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2022/11/futuro-ministerio-de-lula-tem-incerteza-na-economia-e-aposta-de-janja-para-a-cultura-veja-os-nomes.ghtml.

 

Entendo que o estrangeiro esteja disposto a dar o benefício da dúvida ao governo Lula e está sendo o fluxo de suporte aos ativos locais no curto-prazo. Não há argumentos contra este movimento de mercado, que pode continuar.

 

Do ponto de vista de agenda, prefiro esperar a concretização de qual será o caminho escolhido por este novo governo. O que escutei até o momento ainda não me animou ou agradou muito, do ponto de vista econômico, de longo-prazo, para o país.

 

Sobre os novos ruídos envolvendo as urnas eletrônicas, continuamos em um ambiente de país dividido, “Fla x Flu” nas mídias sociais e eventuais exageros de todos os lados (Sociedade, Executivo, Legislativo e Judiciário).

 

Entendo que o país esteja buscando um equilíbrio entre a liberdade de expressão e evitar o excesso de Fake News. Não me parece que estamos neste equilíbrio. Por ora, há excesso de um lado, por outras vezes, excesso de outras partes. Há erros e acertos nesse processo e deveremos caminhar nesta linha tênue e perigosa.

 

Este caminho será tortuoso. Não acredito, com os dados e sinalizações que vejo neste momento, que haja qualquer apoio para entrarmos em um caminho de mudar o resultado das eleições ou que elas sejam contestadas de maneira mais forte.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?