Daily News – Boa Sorte, Nós Vamos Precisar!

Os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento positivo iniciado ontem após a divulgação de um Core CPI (inflação) mais baixa nos EUA. Hoje pela manhã, a China ainda anunciou os primeiros e incipientes passos para uma gradual flexibilização do Covid Zero.

 

Nos EUA, o Core CPI ficou abaixo das expectativas. Acredito que ainda seja cedo para “cantar vitória” na luta contra a inflação, mas certamente é uma notícia positiva para um mercado excessivamente pessimista e com posição técnica saudável. Acredito que este número possa dar sustentação de curto-prazo aos ativos de risco. Ontem divulgamos em primeira mão nossa visão para nossos clientes:

 


A China acabou de anunciar medidas de flexibilização para sua política de Covid Zero. Assim como no caso da inflação americana, é um passo inicial e incipiente, mas diante de um mercado com valuations muito baixos (bolsa da China), posição técnica saudável (ninguém mais tem exposição à bolsa chinesa) e sentimento negativo, pode ser um trigger importante de curto-prazo.

 


Há efeitos mais negativos de longo-prazo desta medida, como a potencial alta do preço das commodities trazendo novas rodadas de alta na inflação. Acredito que o mercado irá operar em narrativas e a narrativa de curto-prazo ainda será mais positiva.

 

No Brasil, vinha alertado, desde o resultados das eleições (por exemplo, aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_brasil-by-dan-kawa-os-sinais-indicam-que-activity-6996397773981933568-yMGm?utm_source=share&utm_medium=member_desktop), para meu viés mais negativo com relação ao caminho que o Brasil estava escolhendo.

 

Ontem parece ter sido o primeiro dia em que o mercado “capitulou” com as falas poucos sensatas economicamente do presidente eleito. Como de costume, o mercado de juros apresentou alta de quase 100bps na parte curta e intermediária da curva de juros, “stopando” muitos fundos com posições mais otimistas nestes vértices.

 


O movimento foi acompanhado pela forte alta do dólar e queda da bolsa, com as ações cíclicas locais sendo as que mais sofreram. A despeito da magnitude e velocidade do movimento, “o mercado”, que não é uma entidade maligna e não luta contra a democracia, mas é fundamental para o bom funcionamento da economia, demandará sinais de que o novo governo preza pelo ajuste das contas públicas antes de apresentar uma estabilização mais permanente.

 

Espero muita volatilidade nos ativos locais. Meu viés continua negativo, até que a equação fiscal ganhe alguma ancora e longo-prazo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?