Daily News – Inflação: Uma batalha ganha, mas a guerra continua...

A noite foi de forte alta das bolsas da China, a despeito dos desafios de curto-prazo com mais uma forte onde de Covid. Na semana passada, comentei minha teoria do “começo do fim” da pandemia no país, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2022/11/daily-news-china-o-comeco-do-fim.html.

 

A China ainda parece insistir no discurso do Covid Zero, por um lado. Contudo, por outro lado, toma medidas graduais que visam preparar o país para uma transição de política sanitária, como o reforço da vacinação dos idosos.

 

Hoje pela manhã, o país voltou a anunciar medidas para acelerar e reforçar a vacinação, além de alertar os governos regionais contra os excessos do lockdown.

 

O grande destaque da manhã, contudo, ficou por conta de números mais fracos e abaixo das expectativas de inflação na Espanha e nas regiões da Alemanha:

 




Ainda é muito cedo para definirmos que a inflação foi totalmente combatida, mas certamente os números de hoje dão força a narrativa de que o pior da inflação tenha ficado para trás. Continuo vendo o mundo na transição entre a narrativa da “Inflação” para a narrativa da “Recessão”.

 

Nesta transição, teremos períodos otimistas em que à tese de “Pouso Suave” irá ganhar corpo, dando sustentação aos ativos de risco.

 

No Brasil, a PEC da Transição foi encaminhada com seu texto original, com a possibilidade quase R$200bo de gastos fora do Teto. Ainda parece haver enorme rejeição do Congresso à proposta. Lula parece disposto a anunciar, em breve, seu Ministro da Economia, para ajudar nas negociações e destravar este tema.

 

Ao que tudo indica, Haddad caminha para ser o Ministro da Fazenda do Brasil.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?