Daily News – Sinais Trocados

Na semana do Thanksgiving, um período de menor liquidez para os mercados internacionais, os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade.

 

No Brasil, o PL, o maior partido da Câmara dos Deputados e partido do atual presidente do Brasil, pediu a revisão das eleições devido a incapacidade de se fazer uma auditoria nas urnas mais antigas utilizadas nas eleições. Há rumores de que o PP, outro grande partido político do país, possa anunciar apoio ao pedido do PL.

 

O TSE respondeu prontamente o pedido do PL, exigindo, em 24h, que o Partido apresente a auditoria feita para o primeiro e o segundo turno das eleições.

 

Acredito que não haja nenhum interesse do TSE e de parte relevante da classe política em dar sequência a um pedido ou análise como essa. Contudo, é um ruído negativo que deve trazer menos visibilidade e mais incerteza aos ativos locais no curto-prazo.

 

A bolsa do Brasil me parece barata por valuation e tecnicamente saudável. Contudo, não parece haver trigger de curto-prazo para uma reversão deste quadro. Os investidores gostam de visibilidade e previsibilidade, mas o cenário local me parece incerto e imprevisível no curto-prazo:

 

“Markets can stay irrational longer than you can stay solvent." - John Maynard Keynes

 


Na Europa, o PMI Manufacturing ficou levemente acima das expectativas. O indicador de pressão de preços apresentou forte descompressão:

 

- Eurozone S&P Global Manufacturing PMI Nov P: 47.3 (est 46.0; prev 46.4)

- Eurozone S&P Global Services PMI Nov P: 48.6 (est 48.0; prev 48.6)

- Eurozone S&P Global Composite PMI Nov P: 47.8 (est 47.0; prev 47.3)

 




O PMI continua em patamar contracionista, mas o delta de contração parece ter se estabilizado. A inflação parece que começa a dar sinais mais consistentes de arrefecimento. Acho que estamos diante de um período de acomodação, ainda cedo para cantar vitória para um quadro de recessão com inflação desconfortavelmente alta.

 

De qualquer forma, como o mercado costuma operar o “delta” dos indicadores, os números podem ser vistos como uma notícia positiva de curto-prazo.

 

Na China, a situação do Covid continua a se deteriorar (comentei mais a fundo aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2022/11/daily-news-china-o-comeco-do-fim.html):

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?