Daily News – China: O começo do fim.

Os ativos de risco estão operando sem tendência definida essa manhã. Por um lado, a pressão negativa no mercado de Crypto segue intensa. O dia está sendo de leve queda das bolsas, porém alta das commodities e dólar fraco no mundo. O mercado de juros apresenta relativa estabilidade essa manhã.

 

As atenções da mídia continuam na deterioração da situação do Covid na China. Eu tenho uma teoria um pouco mais fora do consenso em relação a essa situação. A despeito do desafio e dos riscos de curto-prazo que esta onda da pandemia está trazendo à economia e à sociedade chinesa, este pode ser o começo do fim da pandemia/Covid no país:



 

Vale lembrar que os países Ocidentais superaram a Covid com um misto de vacinação, imunização em massa e organização sanitária. A China, com as suas “20 medidas” anunciadas há duas semanas e, agora, com esta “onda” mais intensa, parece estar no caminho, mesmo que duro e tortuoso, para o fim da pandemia.

 

Não acredito em uma recuperação rápida e acentuada da economia da China, mas um longo processo de recuperação.

 

No Brasil, o foco continua a ser em quem será o Ministro da Fazenda e qual será a sua equipe, além de qual será o tamanho da PEC de Transição que será aprovada pelo Congresso. Estes vetores continuarão a ditar a dinâmica de curto-prazo para os ativos locais.

 

Acredito que Lula e o PT continuarão tentando medidas mais drásticas e “gastadoras” que, ao longo do tempo, deverão ser majoradas pelo Congresso, com pressão da sociedade e do mercado.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?