Daily News – China em Foco – O Começo do Fim Parte II

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade, na ausência de notícias relevantes no cenário internacional.

 

Na China, a despeito da divulgação do PMI de novembro abaixo das expectativas e mostrando nova rodada de pressão na economia, tivemos mais uma noite de desempenho positivo dos índices de bolsa do país:

 



Acredito que o mercado esteja olhando à frente no cenário para a China e vendo a recente onda de Covid no país como o “começo do fim” da pandemia. Os eventos recentes, segundo esta teoria, poderiam acelerar o processo de reabertura da economia, de recuperação do crescimento e estimular novas medidas de suporte por parte do Governo.

 

No Brasil, a terça-feira foi de forte recuperação dos ativos locais, em meio a rumores de que o Lula poderia preterir Haddad na Fazenda em favor de outro nome, mais palatável ao “mercado”. Continuamos em um ambiente onde “balões de ensaio” são utilizados por Lula para testar a sociedade e o mercado.

 

Neste momento, infelizmente, somos apenas passageiros e observadores da situação. Com uma visibilidade mais baixa, é natural que tenhamos que conviver com uma volatilidade mais alta, sem grandes tendências nos ativos locais.

 

Os sinais de desaceleração da economia global são cada vez mais nítidos. Os EUA, que vinha sendo o país com a situação mais saudável no tocante ao crescimento, começa a mostrar uma desaceleração mais evidente:

 




O mercado não trabalha com uma recessão como cenário base nos EUA no curto-prazo (6 a 12 meses). Até concordo que ainda não há sinais mais concretos nessa direção. Contudo, vejo riscos crescentes e não desprezíveis de um cenário mais desafiador do ponto de vista do crescimento nos próximos meses.

 

A queda de 3.5% MoM na produção industrial da Coreia do Sul em outubro é um enorme sinal de alerta para o crescimento global:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?