Daily News – Muitas Partes se Movendo

Depois de um forte mês de outubro, os ativos de risco estão apresentando um momento de consolidação. Dois eventos podem ser importantes triggers de curto-prazo: Primeiro, as Mid-Term Election nos EUA. Segundo, os dados de inflação nos EUA. Nos próximos dias teremos estes dois resultados e poderemos fazer uma análise mais precisa da dinâmica de curto-prazo dos mercados.

 


Na China, os dados de inflação de outubro mostraram números mais fracos, colocando o país como única grande economia global sem um problema de inflação alta. Na verdade, o problema chinês é exatamente o contrário. Dados de CPI e PPI fracos sinalizam para uma economia fragilizada, tanto domesticamente quanto externamente. Este sinal não pode ser ignorado:

 



A China continua em um dos seus piores momentos da Covid nos últimos anos. Vários lockdowns localizados estão sendo anunciados nas últimas horas.

 

No Brasil, as discussões envolvendo qual será o caminho fiscal de 2023 e além continuam. Por ora, a despeito do “rombo” de R$175-$200bi ser esperado, sigo desconfortável com a forma como a discussão está sendo feita e os caminhos que estão sendo buscados.

 

Entendo que o mercado, especialmente os estrangeiros, estejam dispostos a dar o benefício da dúvida de curto-prazo. Contudo, acredito que, mais cedo do que tarde, o novo governo precisará dar um sinal mais forte de qual será o caminho para um ajuste de longo-prazo e como executá-lo. Caso contrário, a Lua de Mel terá prazo curto.

 

Chamo aqui a atenção para um lucro muito abaixo do esperado do Bradesco, após o que vimos nos resultados do Santander. O setor bancário é extremamente importante do ponto de vista econômico e pode ser um importante termômetro para a economia. Alguma atenção será necessária.

 

No mundo Crypto, a queda (ou quase quebra) da FTX, uma das maiores corretoras deste ecossistema, foi mais um alerta para a necessidade de algum tipo de regulamentação no setor. Não vimos reverberações ou risco de contágio para outros mercados, mas a terça-feira foi extremamente complicado para o Universo Crypto.

 

Estamos na fase do ciclo em que o mercado, por vezes, se anima com a possibilidade do encerramento do ciclo de alta de juros por parte dos principais bancos centrais do mundo. Estamos saindo da narrativa da “Inflação” para a narrativa da “Recessão”.

 



No meio deste caminho, o mercado compra a narrativa do “Pouso Suave”, que pode gerar momentos de forte animação dos ativos de risco. Contudo, uma recessão mais profunda, tende a ser bastante negativa para os ativos de risco.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?