Daily News – Brasil: Sentiram “O Mercado”?

Os ativos de risco estão abrindo próximos a estabilidade, depois de uma quinta-feira de volatilidade no preço dos ativos locais e globais.

 

No Brasil, vejo dois movimentos se formando. Após uma forte reação negativa dos mercados em relação ao texto proposto pela PEC de Transição, o Congresso parece emitir sinais de que irá tentar limitar as medidas propostas pelo novo governo. Na direção de acalmar o mercado, membros do novo governo, como o vice-presidente eleito, vieram a público declarar o apoio do governo ao ajuste fiscal.

 

A despeito das falas mais agressivas do presidente eleito contra a reação do mercado, claramente há um incomodo de alas da República com relação a PEC apresentada. Agora, será importante entender o que será aprovado e o que, de fato, será colocado em prática por este novo governo.

 

O mercado local pode até ter exagerado alguns movimentos de curto-prazo, muito devido a questões técnicas de “stops” de fundos e investidores. Contudo, teremos 4 anos de bastante volatilidade, devido a característica de “balões de ensaio” deste governo e da baixa visibilidade em relação as questões fiscais do país.

 

Nos EUA, parece que o Fed está fazendo de tudo para evitar um alívio excessivo das condições financeiras. Toda a vez que há uma reação de alta das bolsas, fechamento de taxa de juros e queda do Dólar, membros da instituição vem a público, de maneira incisiva, falar sobre a necessidade de controlar a inflação.

 

Assim, estamos em uma fase em que a posição técnica e a sazonalidade joga a favor dos ativos de risco, mas o Fed continuará atuando de maneira a evitar apreciações que ele julgue excessivas dos mercados, pois dificulta o seu trabalho de controle da inflação.






À medida que a inflação deixar de ser a principal narrativa do mercado, devemos entrar na narrativa da recessão e qual será seu tamanho, duração, magnitude e velocidade:

 

Na China, segue a dicotomia entre uma situação corrente ainda desafiadora, com uma forte onda de Covid, mas com expectativas mais construtivas em torno da flexibilização, mesmo que incipiente, da política de Covid Zero, somada a medidas de ajuste no mercado imobiliário.

 




*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?