Daily News – Giro do Final de Semana

Os ativos de risco estão abrindo próximos a semana em tom levemente negativo, liderados por mais uma rodada de forte queda no mercado Crypto.

 


Na China, a situação da Covid continua a piorar. O país relatou o primeiro óbito desde maio, novas regiões serão sujeitas a testagem em massa, enquanto algumas municipalidades entram em lockdown. Acredito que o problema de curto-prazo seja grave e mereça atenção. A situação deve pressionar negativamente ainda mais o crescimento do país.

 

Todavia, como ocorreu em quase todos os demais países do mundo, uma vez passada a “tempestade” de uma onda mais greve da pandemia, a situação tende a se acalmar à medida que o tempo passa e a situação sanitária se estabiliza, assim como a economia do país.

 

No Brasil, há conversas e rumores de que a PEC de Transição irá ser demasiadamente enxugada no Congresso. O seu tempo de vigência poderia cair para 1 ano e o seu tamanho ser reduzido para menos de R$100bi. Tudo ainda é especulação. Caso isso seja efetivado, o mercado, nos atuais níveis de preço, leria como positivo.

 

A situação do fluxo para o mercado de renda variável local ainda é desafiadora. A despeito da entrada de recursos estrangeiro, o CDI alto continua afastando os investidores locais:



 

Vale reforçar que, a despeito de uma alocação estrangeira nominalmente baixa, ela já é a maior desde 2016-2017:

 


Os indicadores de desaceleração da economia global continuam a se acumular. Ainda vejo uma probabilidade elevada de recessão global nos próximos 6 a 12 meses, o que poderia mudar a narrativa dos mercados em relação a performance de cada classe de ativos:

 





Na Alemanha, o PPI recuou consideravelmente em outubro, mas ainda se mantendo em patamar excessivamente elevado. Como o mercado costuma operar “derivada” e é “forward Looking”, este tipo de dinâmica pode dar ímpeto a interpretações de que o pior da inflação tenha ficado para trás:

 



*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?