Um movimento técnico ou uma mudança de cenário?

By Dan Kawa

 

Nos últimos dias tenho relatado os desenvolvimentos no Reino Unido, que apresenta reverberações importantes para todo o mundo.

 

Iniciei o monitoramento aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_uma-crise-emergente-em-um-pa%C3%ADs-desenvolvido-activity-6980124597685747712-HCnu?utm_source=share&utm_medium=member_desktop.

 

Hoje pela manhã, comentei as medidas anunciadas mais cedo, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2022/09/inglaterra-uma-aposta-arriscada-e.html.

 

Estamos fechando o dia com forte recuperação dos ativos de risco: Alta das bolsas, commodities e cryptos; queda do dólar e forte fechamento de taxa de juros no mundo desenvolvido.

 

Vejo dois vetores sustentando esses movimentos:

 

1 – Um movimento técnico, iniciado com as medidas no Reino Unido e sustentados (ou acelerados) por um nível de sentimento excessivamente negativo no curto-prazo, algo que vinha chamando a atenção há alguns dias (como aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1574121903870119937?s=20&t=2mYX59-hpFCRANX7eDvRHg).

 

2 – O mercado pode estar se questionando se a medida no Reino Unido, de frear o QT e fazer uma nova rodada de QE, pode ser uma tendência ao redor do mundo. Isso seria uma mudança substancial de cenário para o mundo.

 

Acredito que não estamos, por ora, diante de uma mudança de cenário. A atuação do BoE me parece uma solução pontual e visando um problema específico.

 

Há rumores no mercado de que haviam fundos de pensão na Inglaterra, com posições em derivativos de juros, que poderiam “quebrar” com o movimento rápido e acentuado nas taxas de juros locais dos últimos dias.

 

O BoE atuou de forma a impedir um “evento de cauda”. Sem um arrefecimento claro da inflação, o cenário ainda é de aperto das condições financeiras globais. A posição técnica de curto-prazo e a chegada do final do trimestre podem ter exacerbado o movimento de curto-prazo.

 

No Brasil, um leve destaque para a alta do setor Imobiliário e do setor de Educação na bolsa, em uma clara “aposta” na vitória de Lula nas eleições.


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?