Daily News – Don´t Fight The Fed

A decisão do Fed ontem mostrou que o Comitê está disposto a seguir o seu “plano de voo” de juros mais altos, por mais tempo, para controlar a inflação nos EUA. Isso causou forte pressão negativa nos ativos de risco. Comentei a decisão mais a fundo aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1572648027608735750?s=20&t=FWWxtuSdGDkMhjBUk1FYOg.

 

Hoje pela manhã, o BoJ, no Japão, interveio no mercado de câmbio para frear a depreciação do Yen (JPY), o que está ajudando a dar algum suporte aos ativos de risco após uma noite de alta volatilidade.

 


A experiência histórica mostra que intervenções no câmbio ajudam a desacelerar a velocidade das tendências, mas dificilmente conseguem mudar dinâmica e direção dos movimentos, na ausência de mudanças de cenário.

 

No Brasil, o BCB manteve a Taxa Selic estável em 13.75%, com um discurso duro. Espero uma reação positiva da curva de juros (fechamento de taxa), assim como boa performance das ações cíclicas locais. Tenho uma tese antiga de que a visibilidade do fim (ou da pausa) do ciclo de alta de juros era o vetor mais importante para estabilizar o mercado de ações domésticas. Este momento parece ter chegado.

 

O cenário internacional pode trazer alguma complexidade para este pano de fundo, mas parece estarmos bastante avançados no ciclo de política monetária em relação ao resto do mundo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?