Daily News – Uma crise emergente em um país desenvolvido

 A segunda-feira foi marcada por um dos maiores choques de juros em um país desenvolvido na história, com forte alta nas taxas do Reino Unido, que acabaram levando a forte alta global de juros:

 



Comentei a fundo sobre a situação do país e os próximos passos de maneira mais detalhada aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_uma-crise-emergente-em-um-pa%C3%ADs-desenvolvido-activity-6980124597685747712-HCnu?utm_source=share&utm_medium=member_desktop.

 

Hoje pela manhã estamos vendo uma recuperação mais acentuada dos ativos de risco. Já vinha alertando, há alguns dias, sob essa possibilidade, devido a indicadores de sentimento excessivamente negativos no curto-prazo, como escrevi aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1574420026303676416?s=20&t=4wfLPZsn5RodjEwxHm8BPw.

 

Não acredito que o pior tenha ficado para trás. Os problemas no Reino Unido trazem um nível ainda maior de complexidade ao cenário que precisará ser endereçado nas próximas semanas/meses. Entendo que, no curto-prazo, há questões técnicas que podem gerar “relief rallies” pontuais, mesmo que rápidos e acentuados. No longo-prazo, contudo, ainda vejo um cenário desafiador e espaço para pressão nos ativos de risco.

 

Os ativos no Brasil estão sendo reféns desta situação. Não há mudanças substâncias de cenário interno. Destaque de ontem para as contas externas de junho e julho. A despeito de uma piora no déficit em conta corrente, vejo uma expressiva demanda por investimentos estrangeiros diretos para financiar esta situação.

 

Este é um tipo de financiamento mais saudável e de longo-prazo, que torna o financiamento do déficit mais estável. A conta de capital, na rubrica portfólio, ainda há baixa demanda por ativos locais de renda fica e bolsa:

 


Nas eleições, as pesquisas continuam mostrando oscilação positiva para Lula e chances de uma vitória em primeiro turno. Ainda acredito que teremos segundo turno e as eleições serão mais apertadas do que as pesquisas aparentam.

 

Nem tudo é negativo no cenário. A China, em uma fase do ciclo mais avançado, começa a dar sinais de recuperação em seu mercado imobiliário. Precisamos monitorar se é apenas pontual ou se as medidas adotadas recentemente começam a surtir um efeito mais estrutural. Será positivo para o complexo de commodities, especialmente metálico não precioso:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?