Daily News – Visibilidade Continua Baixa

O retorno do feriado nos EUA está sendo marcado por alta das bolsas, commodities e cryptos; abertura de taxa de juros e dólar mais fraco no mundo. Ainda vejo sinais de fragilidade nos mercados em meio a um ambiente econômico desafiador e sem sinais de melhora na visibilidade

 

Estou atento a eventuais excessos de pessimismo nos indicadores de sentimento, posição técnica e valuations, mas não parece, ainda, que estamos nos extremos que vimos ao final de junho, quando o mercado reverteu a tendência para um ambiente mais construtivo que durou de julho até meados de agosto.

 

Ontem divulgamos nossa carta mensal, onde analisamos mais a fundo o cenário econômico e para mercados: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_carta-mensal-agosto-tag-investimentos-activity-6972549057592352768--cPO?utm_source=share&utm_medium=member_desktop.

 

No Brasil, a pesquisa IPEC mostrou estabilidade na corrida eleitoral: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/pesquisa-eleitoral/noticia/2022/09/05/ipec-lula-segue-com-44percent-bolsonaro-oscila-para-baixo-e-esta-com-31percent.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=g1.

 

O indicador de serviços da IGet, do Santander, apresentou moderação no crescimento de agosto. Por ora, vejo o movimento como uma acomodação natural da economia. Os demais indicadores ainda mostram um crescimento saudável e robusto. De qualquer forma, precisamos estar atentos a sinais de desaceleração econômica:

 


Ainda no Brasil, o Presidente do BCB adotou tom duro ontem em relação ao combate a inflação. Me parece que Campos Neto tentou passar um sinal alinhado aos principais BCs do mundo e dirimir a visão de mercado de que um processo de queda de Taxa Selic possa começar mais cedo do que tarde: https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/09/05/valor-1000-nao-pensamos-em-queda-de-juros-no-momento-diz-campos-neto.ghtml.

 

Entendi o recado como uma postura visando manter as condições monetárias mais apertadas para ajuda-o no combate a inflação e evitar precificações erradas e excessivas por parte da curva de juros futura.

 

Em meio ao caos energético, os países da Europa estão anunciando novos pacotes fiscais de alívio a população. Na teoria econômica, mesmo diante de uma iminente recessão, a nova onda de dispêndio fiscal irá trazer nova pressão aos preços e demandar postura monetária ainda mais duro a longo-prazo, ou seja, juros mais altos e por mais tempo.

 

O Factory Orders na Alemanha caiu pelo sexto mês consecutivo:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?