Daily News – Reino Unido: Um Gorila na Sala

O destaque da noite ficou por conta da forte volatilidade e depreciação da Libra (GBP) no Reino Único. Após abrir sob forte pressão, abaixo de 1.04, a moeda opera agora com queda de apenas 0.5% a 1.08.

 

Em um ambiente de contas públicas fragilizadas, inflação alta, crescimento pressionado e banco central “atrás da curva”, além da crise energética, o país ganha dinâmica de países emergentes que nas décadas de 80 e 90 passaram por crises semelhantes.

 

Além da forte depreciação da moeda, a curva de juros entrou em uma dinâmica assustadora, com o mercado já precificando alta de 175bps na próxima reunião de política monetária, com acentuada abertura de taxa da curva longa.






Acredito que está história ainda está longe do fim e as condições do Reino Unido podem ser uma nova fonte de instabilidade relevante para os mercados.

 

Ontem escrevi um pouco mais sobre o pano de fundo global e minha visão de alocação:  https://mercadosglobais.blogspot.com/2022/09/reflexoes-de-mercado_25.html

 

Na Alemanha, o IFO – um dos principais indicadores de confiança do país – apresento nova queda, ficando abaixo das expectativas do mercado e confirmando que um ambiente de recessão está em curso na Europa:

 


A China reimpôs os 20% de Reserve Requirement (Compulsório) sobre reservas de câmbio, mostrando desconforto com a recente velocidade de depreciação da moeda do país.

 

Na Itália, como foi antecipado pelas pesquisas, a Coalização de Centro-Direita ganhou a maioria dos assentos no parlamento (“House”). A Coalização deverá buscar uma agenda de mais gastos e novos cortes de impostos, mantendo o déficit fiscal maior e mais persistente.

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?