Daily News – EUA: A Espera do Emprego

A manhã está sendo de relativa estabilidade para os ativos de risco, que aguardam a divulgação dos dados de emprego de agosto nos EUA. Os números de hoje podem ser fundamentais para a dinâmica de curto-prazo dos ativos de risco.

 

Atenção especial deve ser dada a criação de vagas de trabalho, taxa de desemprego e rendimento médio real. A combinação desses dados irá determinar a temperatura da economia e a disposição do Fed em seguir ou não no ritmo de alta de 75bps por reunião em sua taxa de juros.

 

No Brasil, a pesquisa DataFolha para Presidente mostrou a mesma tendência de redução da diferença entre os dois líderes nas pesquisas:

 

📊DATAFOLHA: Pesquisa Presidencial, de 31/08 a 01/09:

 

🗳️ 1º TURNO | VOTO ESTIMULADO

 

🔴 Lula (PT): 45% (-2)

🟤 Bolsonaro (PL): 32% (=)

🟡 Ciro (PDT): 9% (+2)

🔵 Tebet (MDB): 5% (+3)

 

Os demais pontuaram 1% ou menos

 

⚪️ Brancos e Nulos: 4% (-2)

⚫️ Indecisos: 2% (=)

 

O PIB do Brasil ficou acima das expectativas levando a uma revisão generalizada do mercado para o crescimento do país este ano. Um crescimento de 3% já é bastante factível: https://twitter.com/DanKawa2/status/1565440673549008897?s=20&t=L3VUK7DMG9sSGHqynAaqqg.

 

O PMI global medido pelo JPMorgan mostra claramente a tendência de desaceleração do crescimento mundial:

 


Meu cenário base ainda é de inflação mais alta, por mais tempo, com necessidade de manutenção de juros mais elevados, em meio a um ambiente de desaceleração do crescimento. Isso tende a manter a visibilidade para os ativos de risco baixa, a volatilidade alta e com espasmos de pressão negativa nos mercados financeiros globais.

 

Não à toa, estamos diante de um dos maiores “sell-off” do mercado de renda fixa global da última década:

 


Na Europa, algum excesso no mercado de energia ficou para trás, mas o nível de preços ainda é historicamente elevado e será um grande obstáculo para a sociedade e a economia da região:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?