Daily News – Inflação, Crescimento e Eleições

A manhã está sendo de recuperação dos ativos de risco, movimento normal em momentos de alta volatilidade como o atual. Ainda não vejo mudanças claras de cenário que justifiquem uma mudança de tendência ou dinâmica por parte dos ativos de risco.

 

Entendo que o mercado já esteja com sentimento excessivamente negativo no curto-prazo, após uma sequência de queda dos ativos de risco. Isso pode gerar “relief rallies” pontuais, sem que haja mudança de tendência de prazos mais longos.

 


No Brasil, o debate presidencial foi um ótimo programa para quinta-feira a noite, mas em nada deve mudar o cenário para as eleições.

 

Na China, o PMI mostrou uma economia ainda fragilizada, sem confirmação consistente de recuperação. Há sinais mais construtivos em algumas áreas da economia, porém ainda distantes de podermos falar que o pior tenha passado para o país.

 

Enquanto o setor de construção mostra recuperação, apoiado por diversas medidas governamentais, o setor de serviços apresenta uma pressão negativa adicional e ainda é um dos vetores de pressão para a economia:

 



A bolsa da China atingiu o seu menor valuation da história:

 


Na Europa, a inflação apresentou mais um mês de forte alta, ficando acima das expectativas do mercado. A qualidade do número também foi negativa, com serviços e núcleos em alta:

 



O número de inflação mostra que o ECB não terá um caminho fácil pela frente, sendo obrigado a continuar o seu processo de alta de juros mesmo em um ambiente de recessão.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?