Daily News – Sem Alívio

Os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento negativo das últimas semanas. Na tarde de ontem, a Fedex – importante empresa do setor de logística nos EUA, que costuma ser um bom termômetro para a economia – anunciou que está retirando o seu guidance para o ano de 2023, o que ajudou a acelerar o movimento negativo na bolsa dos EUA.

 

As ações da Fedex caem 20% no Pre-Market e estão levando consigo ações de empresas que utilizam os serviços ou são concorrentes da empresa, como UPS, Amazon e afins.

 

Estamos em uma importante fase do ciclo americano. Com taxa de juros mais altas e subindo, mas um crescimento ainda aparentemente saudável, o risco adiante seria uma desaceleração econômica dos EUA e uma “Recessão de Resultados Corporativos”, o que poderia causar uma nova rodada de queda e reprecificação das ações do país.

 

A probabilidade deste cenário vem aumentando consideravelmente nas últimas semanas.

 

A libra (GBP) atingiu seu menor patamar desde 1985 essa manhã.

 

Na quinta-feira, mais cedo, a estimativa do Fed de Atlanta para o PIB já havia mostrado forte queda nas expectativas de crescimento dos EUA:

 


Na China, os indicadores de atividade econômica de agosto ficaram acima das (baixas) expectativas do mercado, mas em patamar deprimido e condizente com um crescimento em torno de 3%:

 




A China está mais a frente no ciclo econômico, já em uma fase de expansão monetária e fiscal, ao contrário dos países do ocidente. Assim, deveria sair mais cedo da “crise”. Porém, o caminho ainda será longo e tortuoso.

 

No Brasil, a pesquisa DataFolha mostro relativa estabilidade na corrida presidencial:

 

📊DATAFOLHA: PESQUISA PRESIDENCIAL, de 13 a 15/09

 

- 1º TURNO (VOTO ESTIMULADO)

 

🔴 Lula  (PT): 45% (=)

🟢 Bolsonaro (PL): 33% (-1)

🟡 Ciro (PDT): 8% (+1)

🔵 Tebet (MDB): 5% (=)

 

Os demais pontuaram 2% ou menos

 

⚪️ Brancos e Nulos: 4% (=)

⚫️ Indecisos: 2% (-1)

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?