Reflexões de Mercado – Ponto de Inflexão?

By Dan Kawa

 

Após a decisão do Fed de ontem (comentada aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2022/07/daily-news-um-pouco-mais-de-otimismo.html) o mercado passou a interpretar dados mais fracos de crescimento nos EUA como “positivos” para os ativos de risco, pois reduz a probabilidade de taxas de juros mais altas no país.

 

Vale lembrar que a inflação e o processo de alta nas taxas de juros vinha sendo o principal vetor de pressão negativa nos mercados ao longo dos últimos 6 a 9 meses.

 

Entendo a descompressão que os ativos de risco estão apresentando no curto-prazo e acho que o momento é de reflexão e transição onde, no geral, tenho mais perguntas/dúvidas, do que respostas.

 

Vejo sim espaço para que o mercado continua apresentando desempenho positivo no curto-prazo, mas tendo em vista alguns importantes pontos nas próximas 2 a 4 semanas.

 

Acho que estamos em um “equilíbrio instável” em que duas variáveis serão extremamente importantes:

 

1 – A inflação parece ter feito o seu pico, mas parece mais espalhada, qualitativamente ruim e mais difícil de ser controlada. Isso pode demandar juros mais altos, por mais tempo, para trazer a inflação à níveis mais baixos.

 

Os próximos números de inflação serão essenciais para a dinâmica de mercado e para a direção da economia.

 

2 – O crescimento mostra sinais de desaceleração. Uma recessão pode e, acho até que, deve ocorrer. Todavia, ainda não há sinais inequívocas dessa recessão e, muito menos, de qual será sua velocidade, magnitude e duração.

 

Enquanto o mercado estiver confortável que a recessão possa ser curta, pouco aguda e controlada, podemos nos manter neste “equilíbrio instável”.

 

Assim, temos uma janela que está sendo mais positiva para o mercado, especialmente diante da melhora dos valuations e da posição técnica nos últimos meses.

 

A continuidade desse movimento mais positivo/otimista estará intimamente ligada aos números de inflação e crescimento que receberemos ao longo das próximas semanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?