Daily News – Risk-Off!

Depois de um número de inflação alto e qualitativamente ruim, membros do Fed vieram a público demostrar preocupação com o cenário e disposição em acelerar o ritmo de alta de juros. Parece consenso que as taxas de juros precisarão ir além do neutro, por um período de tempo, para conter o processo inflacionário.

 

Além disso, neste processo, a economia, invariavelmente, irá sofrer. Resta a dúvida de qual será a velocidade, magnitude e duração da desaceleração do crescimento. Os riscos de um resultado mais negativo aumentaram consideravelmente.

 

Fiz um fio mais profundo sobre isso, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1547333772609306624?s=20&t=a0x8c8z-jPMlGy2tS8SGbQ.

 

Vale lembrar que o processo de alta de juros, ou aperto monetário, é um fenômeno global e diversos outros países estão adotando postura semelhante, muitos deles, surpreendendo o mercado com altas de juros mais rápidas do que o imaginado anteriormente.

 

O dia está sendo de queda das bolsas, commodities e cryptos; dólar forte e abertura de taxa de juros. Historicamente, quando o dólar (vide gráfico) sobre nesta velocidade e proporção, convivemos com um cenário econômico e para mercados bastante desafiador:

 


A crise na China parece se tornar mais aguda, sem sinais de estabilização do crescimento, com uma nova onda pandêmica e, agora, com uma nova fase da crise imobiliária, com os mutuários não pagando suas mortgages dado a expectativa de que seus imóveis não serão entregues: https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-07-14/china-convenes-banks-on-mortgage-boycott-that-s-roiling-markets?cmpid%3D=socialflow-twitter-asia&utm_source=twitter&utm_content=asia&utm_campaign=socialflow-organic&utm_medium=social.

 

No Brasil seremos reféns desta onda negativa internacional, mesmo que nossos ativos já apresentem prêmios de risco muito mais atrativos e com margem de segurança mais elevada. A “PEC Kamikaze” foi aprovada no Congresso e vai à promulgação presidencial.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?