Daily News – Todas as atenções na Inflação (mas não esqueça o crescimento!)

No final da tarde de ontem, um rumor de que o Core CPI nos EUA seria muito acima das expectativas levou a forte queda das bolsas. O rumor foi negado. Os mercados apresentam leve recuperação essa manhã. Todas as atenções estarão voltadas para a divulgação da inflação de junho nos EUA (Core CPI) as 9h30.

 

A forte queda das commodities virou hoje o grande tema dos mercados, o que tenho comentado frequentemente (aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1546901010920112136?s=20&t=Ag7zQX27DM_fGzI7s7Wtlw). Ontem, o índice de commodities caiu mais de 4%, com Cobre caindo 5% e Petróleo mais de 7%.

 

Isso tem reverberações ao redor do mundo, especialmente para um país como o Brasil, grande produtor e exportador de commodities (aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1546966385389101057?s=20&t=Ag7zQX27DM_fGzI7s7Wtlw). Não à toa, temos visto forte pressão em nossa taxa de câmbio e nas ações da bolsa mais ligadas ao tema.

 

Como era esperado, a “PEC Kamikaze” foi aprovada em primeiro turno, mas a votação foi suspensa devido a problemas técnicos: https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/07/12/lira-pede-presenca-de-deputados-e-tenta-ampliar-quorum-para-votar-pec-das-bondades.ghtml.

 

Na Europa, a produção industrial de maio surpreendeu positivamente, com alta de 0,8% MoM.

 


Não vamos perder de vista os acontecimentos na China. Nos últimos dias, vimos forte queda das ações e bonds ligados ao setor imobiliário, as commodities no país estão despencando e, mesmo diante de medidas de suporte ao crescimento, não há sinais de recuperação sustentável da economia.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?