Daily News – Queda das commodities e impacto no Brasil.

Os ativos de risco estão apresentando alguma acomodação, após forte alta do dólar e queda das commodities nos últimos dias.

 

O ISM Non-Manufacturing nos EUA, a despeito da queda, se manteve em patamar compatível com uma economia ainda saudável, o que trouxe algum alento aos mercados. A análise qualitativa do indicador, contudo, mostra sinais claros de fragilidade da economia:

 


As Minutas do FOMC mostraram um Comitê ainda muito preocupado com a inflação e sem nenhum sinal de desconforto com a desaceleração econômica. Esses dois eventos de ontem acabaram levando a um novo movimento de abertura de taxa de juros nas Treasuries.

 

A despeito dos movimentos recentes nos mercados, caso uma recessão de fato de concretize, precisamos ainda ter cautela na alocação de risco:

 


No Brasil, destaque para a continuidade da rotação de commodities para ativos domésticos na bolsa (comentado aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1544623177191636992?s=20&t=GQDnmdTNHBMfGcrlM4jR4A

 

Além da rápida e acentuada alta do dólar, puxada por um movimento global de dólar forte e pela deterioração das expectativas fiscais no país: https://twitter.com/DanKawa2/status/1544413179106787329?s=20&t=GQDnmdTNHBMfGcrlM4jR4A.

 

Interessante observar que mantida a queda do preço das commodities, o Brasil acaba recebendo um impacto relevante, pois se reduzem as expectativas de crescimento, a arrecadação sofre uma pressão adicional e nossa balança comercial acaba sendo diretamente atingida.

 

Assim, a direção, duração e magnitude do movimento das commodities será fundamental para as perspectivas locais. Uma recessão global seria um grande problema aos ativos do país.

 

Há rumores de um pacote de estímulos de US$220bi na China. Isso está dando suporte aos ativos dependentes de commodities essa manhã.

 

No Reino Unido, o Primeiro-Ministro foi forçado a renunciar, após a queda de grande parte de seu secretariado.

 

Ontem divulgamos nossa carta mensal: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_carta-mensal-tag-investimentos-activity-6950458540226420736-KBPb?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?