Giro do Final de Semana

By Dan Kawa

 

O PMI Manufatura da China, um dos indicadores mais importantes e antecedentes de crescimento do país, ficou abaixo do esperado e abaixo do patamar de expansão de 50pts. O número confirma a fragilidade da economia e os desafios que o governo chinês enfrenta para estabilizar a economia:

 


Na Europa, ruídos na fronteira da Sérvia e do Kosovo estão trazendo um debate em relação a um possível conflito armado na região.

 

Nos EUA, membros do Fed parecem estar tentando desfazer uma interpretação mais “dovish” do mercado em relação às últimas sinalizações do Fed. Diretores do BC americano buscam mostrar que ainda há um longo trabalho a ser feito no processo de estabilizar a inflação: https://www.nytimes.com/2022/07/29/business/economy/neel-kashkari-federal-reserve.html?smid=tw-share.

 

Na semana passada vim refletindo sobre os movimentos de mercado vis-à-vis o cenário econômico (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2022/07/reflexoes-de-mercado-ponto-de-inflexao.html).

 

Entendo que tivemos alguns vetores de curto-prazo que estão dando sustentação a recuperação dos ativos de risco. Compreendendo que este movimento ainda possa, eventualmente, durar algum tempo.

 

Contudo, de forma geral, olhando o cenário prospectivo, ainda estou com o viés de acreditar que estamos diante de mais um “bear market rally” e que os desafios aos ativos de risco ainda serão grandes.

 

O número de inflação nos EUA divulgado na sexta-feira reforça um pouco essa tese, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1553106760734482432?s=20&t=h-AoqG_jmkfzbcQsXfXEcg.

 

Os números de crescimento e inflação das próximas duas semanas serão fundamentais para poder confirmar ou refutar essa tese. Precisamos estar flexíveis e humildes nesta fase do ciclo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?