Daily News – Inflação & Recessão – Parte II

A narrativa do mercado mudou definitivamente da “inflação” para a “recessão”. Destaque para a forte queda no preço das commodities metálicas e para o forte fechamento de taxa de juros no muno desenvolvido:

 


Pela primeira vez em vários anos (quiça décadas) estamos vivenciando um cenário de desaceleração econômica (e aumento do risco de recessão) sem que os bancos centrais em G10 tenham a flexibilidade de ajustar sua política monetária em prol de mais crescimento.

 

Acredito que os mercados só irão melhorar estruturalmente, ou seja, essa tendência negativa dos ativos de risco só irão se inverter, no momento em que tivermos a visibilidade clara de que a inflação fez o seu pico, os bancos centrais têm condições de encerrar o seu ciclo de ajuste monetário (alta de juros e QT), e teremos uma noção mais clara de qual o tamanho, duração e extensão desta desaceleração econômica.

 

No Brasil, o Congresso aprovou a nova PEC, com gastos estimados acima do Teto superiores a R$41bi. Os rumos da situação fiscal no Brasil, adicionados ao cenário internacional mais desafiador, tem mantido o dólar mais alto, a curva de juros pressionada e a bolsa com dinâmica negativa.

 


Ainda vejo um mercado barato em termos de valuation e uma posição técnica relativamente saudável. Contudo, sem uma melhor visibilidade do cenário, será difícil de observar uma mudança estrutural desta dinâmica.

 

Na China,  Caixin PMI apresentou recuperação, como era amplamente esperado após a reabertura das principais cidades do país. Ainda paira uma enorme dúvida de quão sustentável será esta recuperação chinesa. Vejo um curto-prazo mais positivo para a China, porém um cenário estrutural mais desafiador:

 


O fluxo para ativos dedicados de renda fixa emergente segue bastante negativos:



 

A inflação na Área do Euro atingiu novo pico recente, ficando levemente acima das expectativas:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?