Goldilocks

Goldilocks economy describes an ideal state for an economy whereby the economy is not expanding or contracting by too much. A Goldilocks economy has steady economic growth, preventing a recession, but not so much growth that inflation rises by too much.

 

O final da semana passada trouxe informações interessantes ao cenário, o que acabou ajudando em uma dinâmica de “risk-on” dos ativos de risco.

 

Nos EUA, os dados de emprego de abril apresentaram números mais fracos do que as expectativas, esfriando as expectativas de pressões inflacionárias de curto-prazo e jogando à frente as expectativas de aperto das condições financeiras: 



Assim, ainda impera um cenário de recuperação saudável do crescimento, com liquidez global abundante e sem expectativas de reversão deste quadro no curto-prazo. Isso tem dado sustentação as bolsas, ajudado o movimento de dólar fraco no mundo e os ativos de risco em geral, como fechamento dos spreads de crédito.

 

No Brasil, além deste pano de fundo internacional mais construtivo de curto-prazo, ainda tivemos a decisão do Copom (vide comentários aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1390060109364174851?s=20), a divulgação de vendas no varejo acima das expectativas, impulsionadas pelas vendas de supermercados, e novos sinais de pressões inflacionárias dos IGPs: 




 

Os últimos dias da semana foram marcados por forte queda do dólar, mais uma rodada de apreciação da bolsa – com destaque para os papéis cíclicos locais – mas com as taxas de juros operando com pressão altista.

 

A pandemia, após semanas de melhora, começa a mostrar um quadro um pouco mais misto no Brasil, o que merece alguma atenção nos próximos dias.: 








Na China, os sinais de recuperação continuam positivos, com alta do PMI e aumento robusto das exportações: 







A China parece estar e um ciclo mais avançado que o resto do mundo e a reversão das condições financeiras no país é um risco a ser monitorado: 





No lado técnico do mercado, os Hedge Funds continuam com alavancagem elevada para os padrões históricos: 



Com o cenário descrito no início deste texto, os investidores voltaram a vender dólares na última semana: 





Sigo com uma visão construtiva para a economia global nos próximos meses e, consequentemente, para os ativos de risco em geral. Contudo, vejo sinais de excesso em alguns nichos do mercado que precisam ser evitados e monitorados.




Entre os riscos “visíveis”, vejo uma potencial alta de inflação, um aperto das condições financeiras na China, a relação entre China e Taiwan, e as mutações do vírus que devem manter a recuperação global ainda errática.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?