Daily News – Relation is Back!

Após um começo de semana de forte pressão negativa nos ativos de “long duration”, estamos amanhecendo novamente com um viés negativo para esses ativos.

 

Por ora, não vejo uma mudança de cenário ou tendência de mercado. Vejo o movimento atual como uma correção natural após uma rodada positiva para os mercados. Quando olhamos “por debaixo da superfície” vemos o retorno de alguns movimentos que dominaram o começo do ano.

 

No geral, uma rotação para ativos e setores mais cíclicos, saindo dos setores e ativos que haviam sido mais favorecidos pelo pano de fundo da pandemia. O que mais chama a atenção é a queda do setor de “Crescimento” e “Tecnologia” das bolsas globais, que foram os grandes “vencedores” desses últimos anos.

 

De qualquer modo, os movimentos ainda me parecem tímidos perto de toda a alta que verificamos nos últimos meses (quiçá nos últimos anos) nesses nichos do mercado. Ainda espero meses em que essa dinâmica deva prevalecer.

 

Comentei um pouco sobre isso ontem, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1391856561857892361?s=20.

 

Mantem-se o cenário em que os mercados irão flutuar entre o “goldilocks” de crescimento, com liquidez e sem inflação, e o ambiente de receio de que a recuperação irá levar a um cenário inflacionário, levando a uma retirada antecipada da liquidez global e um ajuste dos “valuations” de ativos que dependem de juros baixos.

 

A despeito do Fed manter sinalização e ampla liquidez, já é evidente que outros bancos centrais ao redor do mundo iniciam um processo de normalização monetária:



Alguns ativos que estavam com “dinâmica de bolha” começam a desinflar como várias das SPACs que promoveram IPO recente, algumas Criptomoedas assim como nichos da bolsa, como o ETF de tecnologia AKK, uma das grandes “modas” do ano passado:



Na China, observamos uma forte alta do PPI em abril, puxado pela base fraca e pela forte alta das commodities. Ainda não há evidências claras de grandes repasses ao CPI:





Todavia, é necessário manter um foco no ciclo de política fiscal, monetária e creditícia do país, pois na eventualidade de um aperto das condições financeiras, pode causar reverberações grandes ao resto do mundo:



Na Coréia do Sul, um dos principais termômetros para o crescimento global, as exportações dos primeiros 10 dias de maio mantiveram-se em patamar saudável, apontando para uma solidez da recuperação do crescimento:



Na Alemanha, o ZEW – um dos principais indicadores de confiança da Europa – apresentou mais um mês de alta, mostrando o bom momento da economia alemã:


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?