Daily News – Incertezas = Volatilidade.

A semana está começando com leve realização de lucros nos ativos de risco, com queda das bolsas e dólar forte no mundo, mas commodities bem sustentados no geral e taxas de juros em estabilidade. Destaque para a forte queda no preço das criptomoedas.




Ontem, fiz um apanhado geral dos riscos que envolvem o cenário de curto-prazo, no Podcast Semanal TAG Investimentos: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/16052021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-e110k5n.

 

Na China, os dados de atividade econômica de abril ficaram abaixo das expectativas, com as vendas no varejo, em especial, apresentando evidente fraqueza:







Insisto que a China está em um estágio mais avançado do ciclo econômico, onde já vemos uma mudança de postura por parte dos “policy makers” e algum aperto das condições financeiras do país.

 

Levando em conta que o mercado antecipou bastante a recuperação econômica global, uma eventual desaceleração adicional da China pode ser uma surpresa negativa para algumas classes de ativos.

 

Nos mercados internacionais, a correlação negativa entre “Ações” e “Títulos Públicos” pode ser um problema para a estruturação dos portfólios e um sinal negativa para algumas estratégias de investimentos:



No mercado de câmbio (FX) observamos nova rodada de “venda de dólares” na semana passada:




O tema de inflação continua vivo e deve continuar causando espasmos de volatilidade e incerteza nos mercados nos próximos meses:






 

Sigo esperando um ambiente de maior incerteza econômica e, consequentemente, maior volatilidade dos mercados.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?