Daily News – Brasil: Pandemia, Privatizações e Reformas.

Com as taxas de juros norte americanas voltando a recuar, os ativos de risco estão seguindo em dinâmica positiva. Bolsas, commodities e Cryptos em alta, com movimento de dólar fraco no mundo.

 

No Brasil, a pandemia dá sinais mistos. Por um lado, seguimos numa tendência de queda discreta no número de óbito. Por outro lado, contudo, nossa média de novos casos segue elevada. Isso pode ser um problema nos próximos 10 a 15 dias, pois há um “atraso” entre casos e óbitos:




Em algumas regiões do país, já há sinais nesta direção, como é o caso de algumas regiões de São Paulo:



Este é um vetor de risco que precisa ser monitorado. Por ora, medidas pontuais e localizadas estão sendo adotadas, mas não podemos descartar novas restrições mais amplas no caso de uma “terceira onda”.

 

Com o avanço da MP da Eletrobrás, o mercado começa a revisar suas expectativas para as ações da empresa. Isso é ais uma prova de como as privatizações podem trazer eficiência a vários setores da economia:



Parece haver algum avanço nas tratativas para a primeira fase de uma reforma tributária, enquanto o Ministério da Economia segue ventilando algumas propostas na mídia: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/05/24/economia-tem-proposta-para-eliminar-juros-sobre-capital-proprio-e-reduzir-irpj-a-10percent.ghtml.

 

De maneira geral, a despeito de todos os problemas visíveis e não desprezíveis de nosso país, alguns avanços estão sendo, aos poucos e de maneira incipiente, conquistados em algumas áreas da economia.

 

No cenário internacional, a inflação continua sendo um risco a ser monitorado. Neste momento, contudo, tem gerado apenas espasmos temporários de volatilidade nos mercados como um todo:

 


Na Alemanha, o IFO – um dos principais indicadores de confiança de toda a Europa – apresentou mais um mês de alta, superando as expectativas e confirmando um cenário robusto de recuperação da economia:





Em um ambiente de liquidez global abundante e recuperação do crescimento, as taxas de juros dos ativos de renda fixa nos EUA voltaram aos níveis mais baixos desde 2008. Não gosto do risco x retorno desta classe como um todo, neste momento:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?