Daily News – EUA: O risco da liquidez.

Ontem tivemos um breve exemplo do que pode ocorrer com os ativos de risco diante de um cenário que saia um pouco daquele esperado pelo mercado. A terça-feira começou com uma deterioração adicional das relações entre China e Taiwan, o que já pressionou levemente os ativos de risco.

 

No decorrer do dia, comentários de Yellen sobre uma possível alta de juros nos EUA acabaram levando a uma queda rápida e acentuada dos ativos de risco, porém mais aguda no que chamo de “long duration assets” como as ações de tecnologia.

 

Isso tudo, em um contexto de posição técnica comprometida, preços e “valuations” poucos triviais em alguns nichos do mercado (vide abaixo):





Yellen acabou sendo obrigada a refazer e explicar seus comentários, o que levou a uma descompressão de preços no final da tarde. Contudo, o estrago já tinha sido feito e, principalmente, o sinal para o mercado ficou muito claro.

 

Se, e quando, tivermos um cenário onde será necessário um ajuste de política monetária, os bancos centrais (e o Fed, em especial) terão enormes desafios para comunicar e implementar essa estratégia.

 

Na Europa, o PPI apresentou nova alta, mantendo as expectativas de inflação em trajetória ascendente:




O PMI de abril confirmou o bom momento da economia europeia, mesmo diante da pandemia ainda não totalmente endereçada na região:



Falando em inflação, as commodities continuam sendo um ponto de pressão altista para os preços nos próximos meses:

 



No Brasil, hoje é dia de decisão do Copom. Espero alta de 75bps na Taxa Selic para 3,5%. O BCB deve continuar o seu processo de normalização monetária ao longo do ano, levando a Selic para algo em torno de 6%.

 

Acredito que seria mais prudente a comunicação do Comitê manter flexibilidade em relação a velocidade e magnitude do ciclo de alta de juros, mas este é um ponto não consensual no mercado.

 

Ainda vejo prêmios excessivos na parte curta da curva, mas entendo que as incertezas são elevadas e o mercado de juros futuros deve continuar com volatilidade alta.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?