Daily News – Crypto

A semana está iniciando com bom desempenho dos ativos de risco, após uma final de semana de elevada volatilidade das Cryptomoedas. Hoje pela manhã, estamos observando leve recuperação dessa classe de ativos.

 

Não faço recomendação de Crypto e não sou especialista no assunto. Isso não é uma recomendação de investimentos.

 

Tenho estudado bastante sobre o tema e me interessado sobre a classe. Por ora, acho que a realização que estamos vendo é algo normal e natural para este nicho do mercado.

 

Um ativo com volatilidade de mais de 70% a.a pode passar por realizações de lucro acima de 50%, como já foi amplamente observado no passado: https://twitter.com/DanKawa2/status/1396428942056251392?s=20.

 

A queda recente foi iniciada após declarações de Elon Musk, e foi exacerbada por uma posição técnica ruim, um mercado alavancado e após uma alta exponencial, com “dinâmica de bolha”, observada nos últimos meses.

 

Na minha visão preliminar sobre a classe, tenho chegado à conclusão de que a tese deve ser “estrutural” e sobreviver ao longo do tempo, mas nem todas as Crypto apresentam a tecnologia e as características (meio de troca, reserva de valor) para avançar ao longo do tempo.

 

Assim, é fundamental entender o ativo antes de qualquer alocação na classe. Existe uma série de riscos envolvidos, como volatilidade excessiva, fraude nas corretoras, excesso de “moedas” sem sentido e afins.

 

Não há novidades relevantes no cenário econômico. Os mercados continuam oscilando, por um lado, entre o otimismo da recuperação econômica e da liquidez global abundante e, por outro lado, com o risco de uma aceleração inflacionária ainda mais acentuada e uma eventual retirada prematura da liquidez por parte do Fed nos EUA.

 

No Brasil, após um período de maior tranquilidade, as notícias voltaram a trazer preocupação. A CPI da Pandemia segue trazendo constrangimento ao Governo, mas sem implicações concretas de curto-prazo, por ora.

 

O Ministério da Economia revisou sua expectativa para o déficit fiscal esse ano, o que seria um vetor positivo, não fossem as especulações no final de semana em torno de uma possível extensão do Auxílio Emergencial.

 

Voltando ao cenário internacional, estudos preliminares revelaram que as vacinas da Pfizer e da Astrazeneca são eficazes contra a variante da Índia:


Interessante observar a realização de lucros recente no mercado de commodities metálicas não preciosas, impulsionada pela sinalização por parte da China de aperto a este mercado. Abaixo, o Cobre com queda de 8% em relação aos picos recentes, mas ainda acima de 80% em 12 meses:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?