Daily News –Volatilidade à vista!

Os ativos de risco estão apresentando o segundo dia consecutivo de recuperação, após o “inflation scare” do número de inflação nos EUA. Reforço aqui o cenário que descrevi na quarta-feira à noite:

 

O mercado já vive a décadas sem uma experiência concreta de inflação nos EUA. Então, não será de um dia para o outro que este cenário irá se entrincheirar no preço dos ativos. Isso levará tempo e novos dados econômicos.

 

De maneira geral, espero um cenário de maior volatilidade pela frente. Ainda não vejo o mercado internacional “emburacando” para baixo (queda de 15%-20% no curto-prazo), mas não me surpreenderia com realizações pontuais (quedas entre 5%-15% dos índices norte-americanos).

 

Continuo vendo um cenário em que os mercados irão flutuar entre o “goldilocks” de recuperação do crescimento, com liquidez global abundante e sem sinais consistentes de inflação, levando a apreciação dos ativos de risco.

 

E, por outro lado, o ambiente de receio de que a recuperação irá levar a um cenário inflacionário, acarretando uma retirada antecipada da liquidez global e um ajuste dos “valuations” de ativos que dependem de juros baixos.

 

No Brasil, os recentes dados de atividade econômica levaram a revisões altistas do PIB, agora girando em torno de 4%:







Não é minha especialidade, mas o pouco que tenho lido dos resultados corporativos trimestrais das empresas listadas em bolsa mostram uma forte recuperação e resultados, no geral, acima das expectativas do mercado.

 

No cenário internacional, os fluxos para ativos de risco continuam saudáveis, diante de uma liquidez global abundante:

 



Um dos riscos do mercado, e que pretendo acompanhar no detalhe nos próximos meses, é do aumento da inflação nos EUA. Há sinais cada vez mais consistentes nessa frente, oriundas do mercado de trabalho e dos problemas na cadeia produtiva global:

 






*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?