Daily News – Fed, Crypto & China.

Dois eventos específicos estão afetando o humor do mercado negativamente e causando mais um espasmo de volatilidade nos últimos dias. A dinâmica recente está em linha com o que tenho comentado neste fórum há algumas semanas.

 

Primeiro, vimos uma rápida e acentuada queda das criptmoedas. Acredito que este evento seja pontual e cíclico, explicado pela expectativa de regulação do setor, pelos sinais da China de maior controle sobre a classe de ativo e pelos recentes comentários de Elon Munsk em relação ao Bitcoin.

 

Sem entrar aqui, devido a limitação de espaço, no mérito em torno do cenário estrutural para a classe, vejo o movimento recente como “natural” para um ativo com volatilidade perto de 70% anualizada.

 

Alguns aspectos técnicos, como uma posição alavancada de alguns agentes de mercado pode estar ajudando a amplificar o movimento:




Fizemos um bate papo bastante esclarecedor sobre a classe com a Hashdax na sexta-feira passada, que pode ser ouvida aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/14052021---Live-TAG-com-Gestor---Hashdex-e116bf6.

 

No lado econômico e, na minha visão, muito mais estrutural e relevante, tivemos as Minutas do FOMC onde, pela primeira vez, “a number of members”, ou seja, mais do que 1 ou 2 diretores, expressaram a potencial necessidade de se debater um começo de ajuste nas condições financeiras do país.

 

Vale lembrar que a expansão monetária e fiscal foi um dos grandes propulsores da alta de várias classes de ativos ao redor do mundo nos últimos meses. À medida em que o ciclo econômico vai maturando, é natural supor que, mais cedo ou mais tarde, iremos entrar em um outro estágio do ciclo.

 

Isso não seria problema se muitos ativos não estivessem com preços e “valuations” pouco triviais, mesmo após as quedas recentes:




 

Para complementar, a China, em estágio ainda mais avançado do ciclo, está sendo obrigada a lidar com problemas no mercado local de crédito, já há sinais de arrefecimento no ciclo de creditício e, ontem, ainda sinalizou para medidas de controle e ajuste do mercado de commodities.

 

Assim, continuo esperando um cenário de maior volatilidade para os ativos internacionais no curto-prazo, com potenciais espasmos adicionais de volatilidade e risco de novos movimentos de realização de lucros. Mantenho nossa recomendação de alocação de nossa Carta Mensal de abril:



No Brasil, destaque para novas evidências de recuperação da atividade econômica pós abertura, que comentei ontem, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1395101073694765069?s=20.

 

Reforço que há sinais de piora da crise sanitária em algumas regiões do país. É importante monitorar a situação para eventuais impactos de curto-prazo caso sejam necessárias medidas adicionais de restrição, pontuais e localizadas.

 

A MP da Eletrobrás avançou na Câmara em mais um passo para sua privatização.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?