Daily News – Europa: Reabertura e Crescimento.

Os ativos de risco estão dando sequência ao movimento de recuperação observado ao longo da quinta-feira, com bolsas, commodities e crypto em alta. O dia foi de queda para as commodities metálicas nos mercados asiáticos.

 

O destaque dessa manhã ficou por conta da divulgação dos PMI´s na Europa. Como podemos ver abaixo, o mês foi marcado por forte recuperação dos PMI´s da Área do Euro, liderados pelo setor de serviços, após a vacinação ganhar tração e a reabertura da região iniciar de maneira mais estrutural:





Isso vale também para o Reino Unido, país que está ainda mais avançado no processo de vacinação e de reabertura. Vemos também uma acentuada recuperação das vendas do varejo, superando em muito as expectativas do mercado:






Na Coreia do Sul, um importante termômetro para o crescimento global, as exportações dos 20 primeiros dias de maio apresentaram nova rodada de recuperação, apontando para um mundo em situação ainda bastante robusta:



Em relação ao quadro técnico do mercado, segundo estudos da Goldman Sachs, o trimestre passado foi marcado por forte rotação dos portfólios de “Growth” para “Value”. O mercado apresenta sinais de excesso, com posições “vendidas” baixas e alavancagem ainda elevada como um todo:





O fluxo para ativos de renda fixa dedicados emergentes foi positivo na semana, porém o mais baixo em algum tempo. Sinal de fadiga?



Em linhas gerais, seguimos em um ambiente em que o mercado vem oscilando entre o otimismo com a recuperação econômica, a liquidez abundante e sem sinais de incomodo por parte dos bancos centrais.

 

E, por outro lado, em certos momentos, o receio do aumento da inflação e de um potencial retirada antecipada de liquides, o que gera espasmos de volatilidade e realização de lucros.

 

Acredito que devemos seguir nesta dinâmica ainda por alguns meses, até termos sinais mais claros de qual será o cenário estrutural de agora em diante.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?