Daily News – Brasil: Emprego, Fiscal, Crise Hídrica e Petro.

A sexta-feira está iniciando com alta das bolsas globais, com vários índices ao redor do mundo fazendo novos picos históricos. Por outro lado, o dia está sendo de dólar mais forte e queda das Cryptos.

 

Interessante observar como nas últimas semanas já há uma diferenciação clara entre ativos de países com fundamentos mais sólidos e aqueles mais frágeis. A Lira, na Turquia, por exemplo, faz mais um “low” nominal essa manhã:



O Ouro zerou suas perdas deste ano, após nova rodada de receio e torno da inflação e da política monetária excessivamente expansionista no mundo:




O mercado de commodities continua um pouco mais volátil, com a China intensificando sua pressão e tentando evitar a especulação nas commodities metálicas não preciosas.

 

Na Europa, a vacinação ganha tração e acelera, ajudando a sustentar o Euro e os ativos da região:


 

A “Cepa Indiana” preocupa o mundo e precisa ser monitorada nos próximos dias.

 

O fluxo para ativos de renda fixa em fundos dedicados a países emergentes apresentou entrada líquida positiva e na ponta de cima da banda recente, mostrando interesse pela classe em um ambiente de spreads e yields comprimidos ao redor do mundo:



O técnico do mercado continua dando sinais de complacência em alguns nichos, mas sem um “trigger” claro para que isso seja motivo de mudança de tendência dos mercados. Continuo esperando espasmos de volatilidade, pontuais e localizados, em meio a uma janela ainda positiva para a economia e os ativos de risco:




No Brasil, os dados do IBGE do mercado de trabalho mostraram leve aumento da taxa de desemprego, a despeito de um CAGED positivo. Segundo a consultoria BRCG:

 

A taxa de desemprego deve continuar avançando no decorrer de 2021, com maior procura por emprego e elevação mais lenta da ocupação. A ressurgência da Covid (a já ocorrida e a esperada para um futuro próximo) e a nova rodada de auxílios emergenciais tendem a embaralhar os resultados do mercado de trabalho nos próximos meses.




 

Importante mencionar a revisão das contas fiscais para este ano, que levarão a um quadro fiscal muito mais sólido do que o anteriormente imaginado.

 

Por outro lado, o governo emitiu seu primeiro alerta Hídrico da história, o que pode trazer mais inflação e, na eventualidade de racionamento, algum impacto negativo na atividade econômica.

 

E quem diria, a Petrobras virando novamente queridinha do mercado, até para os gringos? Já tínhamos ouvido uma mudança de visão por parte dos gestores em relação a empresa nas última semanas:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?